Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirma 72 casos de dengue no município

Desse total, são 46 casos autóctones (contraídos no próprio município) e 26 casos importados


Taubaté encerrou a primeira quinzena de maio com 72 casos confirmados de dengue, segundo balanço fornecido pela Vigilância Epidemiológica do município. Desse total, são 46 casos autóctones (contraídos no próprio município) e 26 casos importados. Não há registro de casos de zika, chikungunya e febre amarela.

Os dados também apontam que no mesmo período do ano passado foram registrados 29 casos, dos quais 25 autóctones e 4 importados. Comparado ao ano anterior, o aumento de casos de dengue em 2019 reforça o alerta para cuidados redobrados da população na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Ontem (20), a Prefeitura de Taubaté iniciou  uma dupla ofensiva de prevenção e conscientização nos bairros Cecap e Gurilândia com cerca de 50 pessoas envolvidas, entre agentes de controle de vetores, funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e militares do Exército.

Outra ação dos agentes ocorre no Cecap até o 31 de maio. É a operação Xô Mosquito/ Xô Escorpião, que vai envolver o recolhimento de materiais inservíveis, orientação quanto à limpeza de terrenos e residências, correto acondicionamento do lixo e a eliminação de criadouros. Esta operação vai focar tanto o mosquito quanto os escorpiões.

Até o dia 24, militares do Exército vão apoiar uma operação voltada especificamente ao combate ao mosquito na região da Gurilândia. Esta ação também contará com a distribuição de panfletos, orientações e recolhimento de inservíveis.