Pinda: Vacinação contra a gripe segue até sexta-feira para grupos prioritários


A vacinação contra gripe para grupos prioritários continua até sexta-feira (9) em Pindamonhangaba. Segundo a Prefeitura, apesar do Ministério da Saúde ter noticiado que agora toda a população poderia se vacinar, o Estado de São Paulo não aderiu a essa possibilidade e, com isso, as cidades da região não irão abrir a vacinação fora do grupo prioritário.

As pessoas dos grupos prioritários são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

Até o momento, a cidade vacinou 89,25% da população-alvo, número próximo da meta mínima de 90%. Os grupos com menor adesão são: crianças de 6 meses a menos de 5 anos, com 69,98% de cobertura, e gestantes, com 62,82% de cobertura. Pindamonhangaba tem que imunizar 31070 pessoas contra a influenza.

Atualmente, Pindamonhangaba tem em estoque aproximadamente 600 doses da vacina, a ser suplementada pela Secretaria do Estado da Saúde. Os munícipes dentro do grupo prioritário podem se vacinar nos 25 postos de vacinação da cidade até sexta. Também está sendo feita a busca-ativa pela equipe da Saúde, buscando pessoas do grupo prioritário em lugares como hospitais, lares de idosos e de crianças, por exemplo.

Para tomar a vacina, é indispensável levar documento pessoal e cartão de vacinação. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) devem apresentar a prescrição médica. Mulher que acabar de dar à luz devem levar também a certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante. Professores e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a categoria profissional (contracheque, crachá, etc).

New layer...
New layer......