Terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (11)

Algumas prefeituras da região ja divulgaram sua programação


Entre 11 de maio e 5 de junho, o Ministério da Saúde realiza a terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que será dividida em dois momentos. Na primeira etapa, entre 11 e 17 de maio, vão ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência. 

A segunda etapa, no período de 18 de maio a 5 de junho, irá incluir pessoas de 55 a 59 anos e professores. Assim, o último dia de vacinação que estava agendado para o dia 22 de maio, agora com o novo calendário passa a ser no dia 5 de junho.

Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), afirma que, quando as gestantes ou mães no pós-parto recebem a vacina contra o vírus Influenza, elas transferem anticorpos para os filhos.

"As crianças pequenas já recebem na amamentação uma proteção muito importante. Além disso, quando vacinamos a grávida, essa transferência de anticorpos e essas defesas que a mãe produz são transferidas para o bebê, protegendo esse primeiro semestre de vida."

Segundo o Ministério da Saúde, neste ano foi investido mais de R$ 1,1 bilhão na compra de 79 milhões de doses de vacina. Toda semana o órgão envia novas remessas da vacina aos estados, conforme as entregas do produto pelo Instituto Butantan. Cada estado é responsável por distribuir as vacinas aos seus municípios.  

No municipio de Ubatuba, litoral norte do estado, mais de 18 mil pessoas já foram vacinadas contra a doença. A vacina já está disponível em todos os postos de saúde de Ubatuba. Os horários das salas de vacinação e a lista de endereços de postos de saúde podem ser consultados na página da Prefeitura de Ubatuba, clicando aqui.

Em São José dos Campos, a vacina ja está disponível desde as 9h, nas 40 unidades básicas de saúde do município. E em São Sebastião, é possivel consultar quais os locais de vacinação clicando aqui.

Já em Caçapava, além da prefeitura seguir o cronograma estadual, ela também notificou que os grupos das etapas anteriores, que ainda não tenham se vacinado, podem tomar a vacina até o final da campanha. A vacina contra a gripe não é aplicada nos PSFs para evitar aglomerações. Os postos de vacinação no município funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos seguintes locais:

Centro Cultural - Rua Dr. José de Moura Resende, 475 - Vera Cruz;

Escola Joaquim Raphael de Araújo Filho - Rua Frei Sérgio, 110 - Vila Menino Jesus;

Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança - Bairro Vila Santa Izabel;

EMEI Olímpio Alves dos Santos - Rua João Antônio Nogueira, 120 - Guamirim/Piedade.