Taubaté tem segunda morte confirmada por influenza

Taubaté encerrou 2018 com 15 mortes confirmadas por influenza


A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirma a segunda morte por influenza no município este ano. A vítima é um bebê recém-nascido, do sexo masculino, cujo óbito ocorreu no dia 22 de maio. Os exames realizados pelo instituto Adolfo Lutz deram positivo para H1N1.

No mesmo período do ano passado, a Vigilância Epidemiológica havia confirmado nove mortes. Taubaté encerrou 2018 com 15 mortes confirmadas por influenza. 

Existem atualmente sete mortes suspeitas em investigação pela Vigilância Epidemiológica. Outras nove mortes foram descartadas. Até agora foram confirmados 22 casos de influenza no município.

Taubaté garantiu uma ampla cobertura este ano, com 100.769 doses da vacina contra influenza aplicadas e uma cobertura de 100,41% em relação aos grupos prioritários. O percentual de cobertura superou o do ano passado.

Cuidados
O alerta agora é para o início do inverno, que exige cuidados redobrados por parte da população.  O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, manter ambientes  ventilados, entre outros.

Técnicos da Vigilância Epidemiológica já realizaram reuniões com representantes de hospitais e unidades de urgência e emergência de Taubaté com o objetivo de reforçar os protocolos de atendimento dos pacientes e notificações de casos. Taubaté é a única Unidade Sentinela da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A cidade foi escolhida pela Secretaria da Saúde de São Paulo para fazer a coleta de secreção de pessoas que vão procurar atendimento com sintomas que indicam suspeita de influenza.

Igrejas, lideranças comunitárias, sindicatos, clubes de serviço e demais entidades também devem receber nos próximos dias comunicados reforçando o alerta e a necessidade de cuidados. 

Prevenção e informação são as melhores ferramentas contra a influenza. Não acredite em boatos espalhados pelas redes sociais, que só servem para alimentar o preconceito e gerar insegurança. Retire suas dúvidas com um médico ou uma autoridade sanitária. 

Recomendações
Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Histórico de casos em Taubaté
Período - janeiro a junho de 2019
Casos de influenza confirmados - 22
H1N1 - 17 casos (2 mortes)
H3N2 - 1 caso
Influenza B - 4 casos

Vítimas confirmadas
Sexo feminino, 1 ano, óbito em 23 de março - H1N1
Sexo masculino, 4 dias, óbito em 22 de maio - H1N1