Taubaté recebe vacinas contra meningite

A expectativa é de que um novo lote de vacinas seja enviado para o município na próxima semana


Unidades de saúde que possuem salas de vacinação em Taubaté começaram ser reabastecidas este mês com as vacinas contra meningite.

Uma nova remessa com 400 doses foi encaminhada pela regional do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica). De acordo com balanço atualizado na manhã desta quinta-feira, cerca de 140 doses ainda estavam disponíveis em 13 unidades de saúde do município.

A expectativa é de que um novo lote de vacinas seja enviado para o município na próxima semana.

De acordo com o Ministério da Saúde, até a regularização da situação, as doses continuarão sendo distribuídas aos estados de forma reduzida, em razão de atrasos na entrega feita pelo laboratório produtor, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED). As vacinas são entregues pela Central de Armazenagem e Distribuição de Insumos Estratégicos (Cenadi), do Ministério da Saúde, a todas as unidades da federação ao longo de agosto. O abastecimento dos postos de vacinação fica a cargo das secretarias estaduais.

A vacina meningocócica C (conjugada) é administrada aos 3 e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses, e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. No caso das crianças que não receberam esse reforço, a vacina pode ser aplicada até os 4 anos de idade.

Unidades que ainda dispõem de vacinas contra a meningite (atualização até as 10h30 de 16 de agosto):

- UBS Mais Fazendinha

- Pamo São Pedro

- UBS Mais Aeroporto

- Pamo Estiva

- UBS Mais Mourisco

- Pamo/ESF Santa Isabel

- UBS Mais Gurilândia

- Pamo/ESF Ana Rosa

- Pamo Belém

- ESF Marlene Miranda

- Pamo/ESF Novo Horizonte

- ESF Santa Tereza

- Pamo Baronesa