SP leva 'Corujão da Saúde' a serviços privados do Vale do Paraíba

Entidades foram habilitadas pela Saúde para contratação de exames de mamografia, ultrassonografia e endoscopia previstos na primeira fase do programa


A Secretaria de Estado da Saúde está expandindo o 'Corujão da Saúde' para serviços privados do Vale do Paraíba com o objetivo de agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes que aguardam exames na rede pública de saúde.

"O Corujão da Saúde é o atendimento feito no horário noturno, depois das 18h. Os exames de imagem levam menos de 15 minutos, mas salvam vidas, porque os médicos podem proceder o diagnóstico e o paciente pode realizar tratamento. Então, é um salto extraordinário na velocidade do atendimento público", destacou nesta quinta-feira (7) o Governador João Doria.

As unidades foram selecionadas e habilitadas mediante convocação pública, e poderão ofertar exames de mamografia, ultrassonografia e endoscopia a pacientes das três regiões abrangidas na primeira fase do programa - além do Vale, participam a região de Campinas e a Grande São Paulo.

Serviços de diferentes cidades do Vale do Paraíba, foram habilitados: Clínica Radiológica Dr. Rene Moura e Pró-Imagem Exames Complementares, de Taubaté; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos; WK Diagnose e Clínica Pró-Saúde, de Campos do Jordão; Clínica Santa Rosa, de Lorena; LNA CRZ Diagnósticos Médicos e Instituto Santa Rosa, de Cruzeiro.

Na região de Campinas, outras oito unidades privadas participam do programa, que também abrange inicialmente sete serviços da capital, para atender pacientes da Grande São Paulo.

Os pacientes serão comunicados sobre data e horário dos exames pela equipe da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).

"O 'Corujão' é um compromisso do Governo de São Paulo que visa aprimorar a saúde pública. Com a otimização da rede própria e com as parcerias com serviços privados, garantimos a detecção precoce de doenças e o acesso aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, com foco no atendimento ágil e de qualidade", afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Os atendimentos extras do 'Corujão' estão em andamento desde fevereiro, em hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) da rede própria de saúde, por meio da otimização dos serviços e fluxos de agendamento. Uma nova convocação pública será publicada nesta quinta-feira, 7 de março, para selecionar outros serviços privados interessados em participar.

As três regiões abrangidas neste momento totalizam uma demanda reprimida de 155.243 exames, somando 50.627 na Grande São Paulo, 73.138 na região de Campinas e 31.478 exames no Vale do Paraíba.