Secretaria de Saúde de Pinda continua campanha de vacinação contra a febre amarela

O reforço vem após a morte de homem que contraiu a doença e esteve em Pindamonhangaba


A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Riscos e Agravos à Saúde - Vigilância Epidemiológica, disponibiliza mais um ponto de vacinação contra a febre amarela na cidade. A vacinação acontece nesta sexta-feira (30), na Praça Monsenhor Marcondes.

A vacinação contra a Febre Amarela será na sexta-feira (30), das 9 às 16 horas, na Praça Monsenhor Marcondes, reforçará a campanha nacional contra o Aedes aegypti que atua em diversos pontos de Pindamonhangaba contra a proliferação do mosquito. Já no sábado (1/12), a campanha estará com o "Fique Sabendo", no Shopping Pátio Pinda, das 13 às 20 horas.

Conforme informações do Departamento de Proteção a Riscos e Agravos à Saúde, o caso foi importado de Caraguatatuba, depois que um morador de Cunha contraiu a doença, na cidade do litoral. O homem passou alguns dias no Araretama foi encaminhado para a capital do estado para receber o tratamento, mas não resistiu.

De acordo com Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. E os sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

A Secretaria de Saúde da cidade realizou ainda no início de 2018, a campanha de vacinação contra a febre amarela em todos os postos da cidade. As pessoas que ainda não foram imunizadas podem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a dose de imunização. O diretor do Departamento de Proteção a Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, explica que como este é um caso próximo a nós é importante manter-se imunizado, pois esta é a principal prevenção contra a doença.