São Sebastião registra menor taxa de letalidade por Covid-19 do Litoral Norte

Além disso, o município apresenta o maior índice de testagem para Covid-19 entre as quatro cidades da região


O município de São Sebastião obteve a menor taxa de letalidade por Covid-19 no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Esse é apontamento da Associação dos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê/Mogi (CODIVAP).

De acordo com o órgão, São Sebastião registrou 1,1% no índice de óbitos em relação aos casos confirmados. É a mais baixa entre as cidades da região. Na segunda posição desse critério, estava Ilhabela, com 1,6% de letalidade, seguida por Ubatuba (6,1%) e Caraguatatuba (7,2%).

O município também se destaca por apresentar o maior índice de testagem para Covid-19 do Litoral Norte: São Sebastião já realizou mais de 8.500 testes (9,6% da população). Para efeito de comparação, o arquipélago havia testado até ontem 1.625 da sua população, correspondente a 4,6% dos ilhéus.

Esses índices estão diretamente relacionados aos bons resultados obtidos pelas ações de enfrentamento da Prefeitura de São Sebastião. Uma dessas ações é a criação de complexo hospitalar exclusivo para casos de coronavírus, estrutura para hospital de campanha, compra antecipada de equipamentos e insumos hospitalares.

O projeto também envolve a criação de uma equipe multiprofissional de sentinela que acompanha os positivados e familiares, além de bloqueios sanitários educativos durante feriados e realização de testes para Covid-19 por amostragem e por segmentos da sociedade.