São Sebastião reforça vacinação contra sarampo até o dia 31 de agosto

As ações de incentivo à vacinação acontecem por meio da Secretaria de Saúde (SESAU)


A Prefeitura de São Sebastião promove desde o último dia 15 a nova Campanha Nacional de Sarampo para o público de 6 meses a 49 anos de idade.

A vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola, pode ser tomada até o dia 31 de agosto. O atendimento será realizado em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O objetivo é imunizar pessoas que ainda não tomaram as duas doses previstas no calendário nacional de imunização. Por isso, é importante apresentar a caderneta, para um que um profissional de saúde verifique se há necessidade ou não de vacinação.

Vacinação

O esquema vacinal compreende duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, para reforço. Em situação de surto da doença, a dose zero é instituída para crianças a partir de 6 meses de idade, sob orientação do Ministério da Saúde.

Para pessoas de até 29 anos a orientação são indicadas duas doses comprovadas, com intervalo de 30 dias. Já quem tem entre 30 e 59 anos, uma dose é suficiente. Nesta campanha pessoas de 30 a 49 anos receberão uma dose extra contra o sarampo.