São Jose dos Campos registra o segundo caso suspeito de coronavírus

A paciente apresentou no domingo (26) os primeiros sintomas como febre, tosse, coriza, cefaleia (dor de cabeça) e fraqueza



A internação de uma mulher de 51 anos em um hospital particular de São Jose dos Campos é o primeiro caso suspeito de coronavírus, é o que confirmou a Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos nesta quarta-feira (29). De acordo com a Secretaria de Saúde de São Jose, um hospital particular notificou o município após a paciente apresentar os sintomas.

A mulher foi diagnosticada no domingo (26) com os primeiros sintomas da doença como febre, tosse, coriza, cefaleia (dor de cabeça) e fraqueza. A paciente está em isolamento e sendo tratada com Tamiflu, que é o medicamento usado no tratamento da gripe Influenza (H1N1). O estado geral da paciente é estável.

Ela relatou que o marido esteve na China em dezembro, por um período de 30 dias de trabalho.  No que foi relatado pela paciente, o marido teria apresentado sintomas de gripe ao retornar ao Brasil. No momento ele encontra-se em Itajubá (MG), onde trabalha, sem apresentar sintomas de gripe.

A Unimed São José dos Campos confirmou o caso e afirmou que está seguindo todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde.

A Vigilância já enviou aos serviços de saúde da cidade, como UBSs, UPA's e hospitais públicos e privados, um ofício com as orientações para o atendimento de pacientes com suspeita da doença.

O caso suspeito de São Jose dos Campos ainda não constava, na quarta-feira (29), dos balanços do dia apresentados pelo governo federal e secretarias estaduais. Há outros nove casos suspeitos em seis Estados.

Vigilância notifica segundo caso suspeito de coronavírus

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura recebeu nesta quinta-feira (30) a segunda notificação de caso suspeito de coronavírus em São José dos Campos.

O Hospital Vivalle internou nesta manhã um homem de 37 anos, com sintomas como tosse, coriza e fraqueza. O paciente relatou ter viajado à China entre os dias 08/01 e 24/01 e apresentou os primeiros sintomas no dia 29.  Ele encontra-se em isolamento e seu estado de saúde é estável.

O paciente se enquadra na atual definição de caso suspeito, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresenta um sinal ou sintoma respiratório e viajou para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, as pessoas que tiveram contato com o paciente foram orientadas a procurar os serviços de saúde caso também apresentem quadro gripal.

O primeiro caso suspeito foi registrado na quarta-feira (29): uma mulher de 51 anos segue internada no pronto atendimento da Unimed. Seu estado de saúde continua estável.

As amostras biológicas dos dois pacientes foram colhidas pelos hospitais e já foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência em São Paulo. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 15 dias.

A Vigilância já enviou aos serviços de saúde da cidade, como UBS's, UPA's e hospitais públicos e privados, um ofício com as orientações para o atendimento de pacientes com suspeita da doença.