São José dos Campos registra queda no índice larvário do mosquito da dengue

O resultado positivo se deve às ações intensificadas da Prefeitura de combate à dengue


A primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, realizada entre os dias 15 a 31 de janeiro, apontou Índice Breteau (IB) de 1,0 -- o que representa queda em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foi registrada taxa de 1,4. O resultado positivo se deve às ações intensificadas da Prefeitura de São José dos Campos de combate à dengue.

O índice larvário (Índice Breteau) corresponde ao número de imóveis em que foram encontrados recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti durante a avaliação. O levantamento teve o objetivo de identificar os níveis de infestação das larvas do vetor que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika. Durante a pesquisa, foram vistoriados 18.031 imóveis em 16 dias. 

No total, foram pesquisadas 42 áreas de São José dos Campos, sendo que 24 apresentaram índice inferior a 1, 12 tiveram taxa de 0 e outras 18 áreas obtiveram índices acima de 1. Todas as regiões da cidade são monitoradas, incluindo os distritos de Eugênios de Melo e São Francisco Xavier.

Ações de combate à dengue

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, já iniciou os trabalhos de arrastão, mobilização e intensificação das atividades de combate ao vetor através da análise de dados obtidos pelas leituras larvárias.

Durante a semana de 11 a 15 de fevereiro foi realizado arrastão em algumas das áreas onde houve maior número de larvas, com 8.785 imóveis vistoriados e recolhidos 1.800 kg de inservíveis. 

As equipes do CCZ também realizaram atividades de mobilização social com stands, distribuição de folderes e orientação à população em áreas de grande circulação de pessoas, totalizando uma abordagem de 2.400 pessoas nesta atividade.

Cada um fazendo a sua parte

Apesar de São José dos Campos registrar baixo índice da larva do mosquito Aedes aegypti, é importante que a população continue contribuindo com ações simples e eficazes. Veja algumas dicas abaixo. 

  1. Não acumule água em locais abertos
  2. Coloque areia nos pratos de vasos de plantas
  3. Coloque desinfetante nos ralos
  4. Limpe as calhas de casa
  5. Use repelente
  6. Lave as vasilhas de água dos animais diariamente com água e sabão
  7. Garrafas têm que ser viradas com boca para baixo