SAMU terá base descentralizada em Moreira César

Local foi inaugurado na sexta-feira (27) e facilitará o atendimento na área do distrito




O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Pindamonhangaba terá uma base descentralizada em Moreira César. O local foi inaugurado na tarde de sexta-feira (27), ao lado do prédio da UPA.

Segundo a secretária de Saúde, Valéria Santos, a base descentralizada é muito importante para levar mais agilidade para a chegada e atendimento da equipe do SAMU nas ocorrências na área do distrito. Serão 6 profissionais trabalhando exclusivamente na base de Moreira César.

"O SAMU continua sendo uma coisa só, regulado pela central de Guaratinguetá. A diferença de termos a base central e agora a de Moreira César é agilidade, o tempo resposta do atendimento. Quando a ocorrência chegar pelo 192, a regulamentação médica avaliará qual equipe está mais próxima e enviará o chamado, isso fará com que muitas vidas possam ser salvas", avalia Valéria.

Os pacientes socorridos poderão ser levados tanto para o Pronto Atendimento do distrito quanto ao Pronto-Socorro do centro, dependendo da gravidade do caso. Futuramente, a secretária diz que o objetivo é realizar uma rede que interligará as UPAS, o Pronto-Socorro e os hospitais de atendimento de urgência de alta complexidade do Vale do Paraíba.

O prefeito Isael Domingues ressaltou que inaugurar a base descentralizada, assim como trazer melhorias para o atendimento do SAMU, só foi possível com a saída do antigo consórcio, que era vinculado com a cidade de Taubaté.

"São aproximadamente R$ 2 milhões em economia apenas em 2017 saindo do consórcio antigo. Em um ano crítico, com baixa na arrecadação, tivemos que tomar certas medidas corajosas para que pudéssemos investir adequadamente na saúde do município. O SAMU é o maior exemplo da importância dessa economia. Recebemos críticas, escutando gente falar que era um SAMU falso e irregular, mas um ano após sair do consórcio, temos duas bases de atendimento, estamos regulamentados e funcionando com um atendimento eficaz para nossa população", finaliza Isael.

anuncio