Saiba como manter a saúde das crianças no inverno

Com a queda de temperatura, cresce o risco de problemas de saúde


Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas aumentam os casos de crises respiratórias e o surgimento de doenças relacionadas à baixa umidade do ar, fator que pode ser prejudicial para a saúde de crianças e pessoas com problemas respiratórios. Por isso, é essencial tomar alguns cuidados especiais durante esta época do ano, envolvendo a qualidade do ar, a alimentação e os hábitos gerais.

Manter tudo limpo é uma das melhores formas de evitar o agravamento de problemas respiratórios durante o período de inverno, garantindo a eliminação de pó, poeira e ácaros, grandes inimigos da saúde - principalmente, em dias mais frios. Para garantir a limpeza da casa, dê atenção especial para estantes de livros e prateleiras com itens de decoração, uma vez que estes objetos acabam juntando uma grande quantidade de poeira com o passar do tempo. Outra medida importante que deve fazer parte da rotina é a troca periódica de roupas de cama e banho, além da lavagem regular de bichinhos de pelúcia e almofadas, tão presentes em quartos infantis.

Apesar da queda de temperatura, é essencial manter o ambiente arejado e permitir a circulação de ar. Crianças e pessoas com problemas respiratórios devem evitar ficar em locais fechados, já que a falta de renovação do ar pode agravar a presença de poeira e ácaros, dificultando a respiração. Além disso, a propagação de doenças também aumenta nessas condições, o que é especialmente negativo em situações de doenças com alto nível de transmissão.

Para melhorar a qualidade do ar dentro de casa, é muito importante manter pelo menos uma das janelas abertas, permitindo que o ar se renove. É possível contar com o apoio de equipamentos específicos, como purificador e umidificador de ar, alternativas principalmente para quem mora em cidades com um alto nível de poluição.

Além dos cuidados com a casa, é essencial manter a vacinação dos pequenos em dia, assim como garantir visitas regulares ao pediatra e realizar todos os exames de acordo com a recomendação médica. Dessa forma, é possível garantir o tratamento adequado caso a criança fique doença ou apresente problemas respiratórios, como rinite e sinusite.

As roupas são outro ponto que deve receber atenção durante os meses de inverno, colaborando para manter a temperatura do corpo das crianças, além de evitar irritações na pele causadas pelo frio. Calças legging e blusas segunda-pele são boas opções especialmente para crianças que não gostam de usar muitas camadas de roupas. Casacos, blusas de lã e calças de moletom são outras peças que devem ser usadas durante a estação. Além disso, é muito importante o uso de sapatos fechados e confortáveis, como o Nike Air Force infantil, para as atividades fora de casa, como ida à escola ou a passeios, mantendo os pés da criança aquecidos durante todo o tempo. Alguns cuidados simples e medidas que podem ser incluídas na rotina já fazem toda a diferença para garantir a saúde dos pequenos durante os meses mais frios.