Região do Vale Histórico recebe carreta da mamografia

Os exames acontecerão de 25/09 a 11/10, na Praça Rubião Júnior (Largo do Rosário), no centro da cidade de Bananal.


As moradoras da região do Vale Histórico poderão realizar exames de mamografia a partir do dia 25 de setembro, na cidade de Bananal. O projeto faz parte da ação do programa Mulheres de Peito, do governo do Estado de São Paulo e estarão em Bananal até o dia 11 de outubro na Praça Rubião Júnior (Largo do Rosário).

Para atendimento, serão distribuídas 50 senhas por dia no período da manhã, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. E, aos sábados, 25 senhas, com atendimento das 9h às 13h.  É necessário ter em mãos RG, Cartão SUS, comprovante de endereço e, para mulheres de 35 a 49 anos, o pedido médico. Para as mulheres acima de 50 anos, dispensa a apresentação do pedido.

De acordo com dados das secretarias de saúde dos municípios de Areias, Arapeí, Bananal e São José do Barreiro, ao todo, a demanda reprimida por exames de mamografia já atinge 187 mulheres.

A vinda da carreta partiu de iniciativa da Deputada Pollyana Gama, que dessa maneira, acredita conseguir zerar a situação e, assim, garantir o direito das mulheres em ter acesso à saúde.

“É preciso cuidar de quem cuida da gente, das nossas mulheres, avós, mães, filhas. Sabemos, hoje, que por meio da mamografia e o diagnóstico precoce do câncer de mama, podemos encontrar nódulos e tumores pequenos, em estágio inicial, que são tratáveis e com chance de cura. Quanto mais cedo se descobre, maior é a chance de sucesso no tratamento e precisamos assegurar isso a nossas mulheres”, destaca Pollyana Gama.

Após a realização, os exames serão enviados ao Serviço Estadual de Diagnósticos por Imagem (Sedi), em São Paulo, e os resultados serão emitidos em até 48 horas ao município para que as pacientes possam retirar e, caso haja necessidade, dar início ao acompanhamento médico de acordo com as alterações identificadas nos laudos.