Provas de corrida e Duathlon podem ser meios para uma rotina mais saudável

Com a transição de estação, é hora de focar no 'projeto verão'


Com o fim do mês de agosto, as médias de temperaturas vão aumentando devido a troca de estação do inverno para a primavera. E assim, os dias frios e gelados propícios a momentos de preguiça debaixo da coberta darão espaço a manhãs radiantes e floridas ideais para a prática de atividades físicas. 

Mas para algumas pessoas, nem mesmo a mudança climática é suficiente para deixar o sedentarismo de lado e dar início ao famoso 'projeto verão', nesses casos, uma boa alternativa é a criação de metas como: disputar uma prova de corrida, para ter aquela motivação a mais, durante as atividades físicas, como afirma a médica do exercício e esporte, a Drª Micheline de Oliveira:

"Na minha opinião, quando você estipula metas, isto pode ser 100% eficaz, pois você encontra mais facilidade em fazer o exercício físico do que caso não estivesse focado em um objetivo, isto não somente no esporte, mas como tudo na vida" afirma a doutora.

Uma opção são as provas das segundas edições da Corrida Super 5K e do Duathlon do Vale, em São José dos Campos, que acontecem no dia 06 de outubro no tradicional circuito do Fundo Vale, na Avenida Senador Teotônio Vilela, próximo ao Paço Municipal. Entretanto, antes da disputa de uma prova como esta, recomenda-se um acompanhamento e um aval médico, como explica a Drª Micheline:

"Existem muitas variáveis para afirmar com precisão quanto tempo de treino é necessário para uma pessoa estar apta para uma prova como esta. Desde a idade, sexo, fatores genéticos, se a pessoa já pratica algum exercício físico ou não, então por esse conjunto de fatores é imprescindível um acompanhamento médico para que se monte um plano de treinos ideal para pessoa".

Essa assistência médica é necessária principalmente para aqueles que vislumbram disputar a prova de Duathlon, que mistura corrida com ciclismo, pois é uma modalidade com uma carga física mais pesada que pode acarretar lesões musculares, por isto exigem uma preparação adequada:

"No Duathlon a carga é muito grande, o esforço físico exigido sobre o atleta é maior. Os treinos acabam sendo mais desgastantes que a própria prova. Sempre aconselho que o menos é mais, não ir ao limite nos treinos sempre, porque senão vai lesionar" alerta a médica.

Mas após passados esses processos de preparação, quando chega o dia da prova e o participante realiza uma prova como a Corrida Super 5K ou a do Duathlon Vale, o prazer de completá-la pode ter um efeito tão estimulante que a prática da atividade física e a disputa de provas como estas podem se tornar habituais:

"Eu costumo dizer que o exercício físico vicia, porque indiretamente dá a sensação de prazer. Digo indiretamente, porque as substâncias liberadas através da atividade física vão dar a sensação de plenitude e bem-estar. Sobretudo, a endorfina que é um analgésico natural que alivia dor e modula humor no qual é usada até em tratamentos de casos de depressão leve, então ela reduz o estresse, a ansiedade e é liberada através do exercício físico e isso explica esse poder viciante" relata a Drª Micheline de Oliveira.

E para os mais novos fiéis participantes de provas que não querem parar por aí, também estão previstos mais dois eventos no calendário da HL Eventos como a terceira edição da Corrida Super 5k e Duathlon do Vale, no dia 03 de novembro, além da Virada Joseense, no último dia do ano.

Inscrições abertas

As inscrições para as 2ª e 3ª etapa do Duatlhon do Vale e da corrida Super 5k podem ser realizadas através do site oficial da HL Eventos, organizadora do evento:

Duathlon do Vale: https://hleventos.com 

Corrida Super 5k: https://hleventos.com

As etapas 2 e 3 também serão em prol da campanha Outubro Rosa, de conscientização e combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. Serão arrecadados alimentos e fraldas geriátricas para a GAPC (Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer) de São José dos Campos, os primeiros participantes inscritos que fizerem sua doação, receberão uma camisa extra, especial das provas. 

SERVIÇO

Primavera chegando é hora de colocar o tênis de corrida e praticar atividades físicas!

  • Etapa 2:

Data: 06/10/2019 (domingo)

Horários: 7h00 (Corrida Super 5k) e 8h30 (Duathlon do Vale)

Local de saída: Fundo do Vale (Av. Senador Teotônio Vilela, em frente ao Paço Municipal em São José dos Campos)

PRÓXIMOS EVENTOS: 

  • Etapa 3:

Data: 03/11/2019 (domingo)

  • 9ª Corrida da Virada Joseense

Data: 31/12/2019 (terça-feira)