Profissionais de saúde testam positivo para covid-19 em Taubaté

Os profissionais trabalham na Clínica Cardiocentro e no Cavex


Esta semana, o AgoraVale recebeu a denúncia de um cliente da Clínica Cardiocentro de Taubaté alegando que uma médica havia testado positivo para o covid-19 ainda na quarta-feira passada (17).

Nota pública da CardiocentroNota pública da Cardiocentro (Foto : Divulgação)Após essa confirmação, a clínica fechou temporariamente, testou seus funcionários e desinfectou todos seus espaços e equipamentos. Segundo a fonte, cerca de 15 deles testaram positivo para a doença, porém, muitos eram assintomáticos, ou seja, estavam contaminados, mas não apresentavam sintomas. É importante salientar que os pacientes que estiveram na clínica até esta data, podem ter sido contaminados, mesmo que não apresentem sintomas.

Nossa equipe de jornalismo entrou em contato com a Cardiocentro, que alegou já ter afastado todos os que estão contaminados ou que estavam com testes inconclusos. Entretanto, a clínica não confirmou o número de profissionais que foram afastados e nem notificou quais funções eles exerciam, ou qual grau de contato eles tinham com o público.

Em nota, ela ainda se defendeu dizendo que dispõe de equipamentos de proteção individual para seus funcionários e amplo fornecimento de álcool em gel para todos, além de ja ter adotado medidas proteção para seus clientes e profissionais desde o início da pandemia. Outra fonte, trabalhador da clínica, alegou que "como todos os profissionais de saúde, nós estamos sempre submetidos ao risco".

Além da denúncia sobre a Cardiocentro, uma fonte de dentro do Cavex, também no município de Taubaté, informou que dois médicos foram testados positivos para a doença. E, por essa razão, o centro médico estaria fechado. O AgoraVale apurou as informações e entrou em contato com o setor de comunicação do Cavex, RP (5ª Seção), e conforme esclarecimentos dados pelo Maj. Jerônymo, o "Centro de Medicina da Aviação do Exército (CEMAvEx), desde do início da pandemia no Brasil, conforme orientações da Diretoria de Saúde do Exército, interrompeu alguns dos serviços de ambulatório, marcação de consulta e encaminhamentos médicos, visando à redução da aglomeração de pessoas (militares e seus familiares) para diminuir a exposição à COVID-19".

Ele explicou ainda que devido à exposição dos médicos, por estarem na linha de frente do enfrentamento, o CEMAvEx testou seus profissionais e dois deles tiveram resultado positivo para a doença, por essa razão, foram afastados e deverão fazer novo testes para retornarem às suas atividades. 

Outra informação pontuada pelo Major é de que o "CEMAvEx não está fechado e hoje é a referência dos militares da Aviação do Exército e seus familiares em caso de qualquer sintoma da COVID-19, mas está com atendimento não emergencial, consultas, dentistas, fisioterapia limitados temporariamente, e somente os casos de emergência estão sendo atendidos ou encaminhados aos demais prestadores de serviço.", declarou.