Prefeitura de São José dos Campos e Comus concluem Conferência Municipal de Saúde

Conferência de Saúde, que começou na sexta à noite, prosseguiu neste sábado reunindo 189 pessoas


A Conferência Municipal de Saúde de São José dos Campos, promovida pela Prefeitura e o Comus (Conselho Municipal de Saúde), foi concluída neste sábado (23), com a participação de 189 pessoas, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.

Durante as discussões, que começaram pela manhã e prosseguiram até o fim da tarde, foram aprovadas as propostas e escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Regional programada para o dia 25 de maio em Santo Antônio do Pinhal.

O evento foi aberto na sexta-feira (22) à noite, com uma palestra do presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Mauro Guimarães Junqueira, que fez uma ampla defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), abordando a necessidade dos municípios por mais recursos financeiros para atender toda a demanda da rede pública.

Dos 189 presentes no encontro deste sábado, 157 participaram na condição de delegados, sendo 80 usuários, 24 trabalhadores e 53 gestores/prestadores, além de 32 observadores (19 usuários, 11 trabalhadores e 2 gestores).

Após o debate dos três eixos temáticos e aprovação das propostas, houve a plenária e eleição dos delegados para a conferência regional, totalizando 56 pessoas, sendo 27 usuários, 14 trabalhadores e 15 gestores.

Entre os presentes inscritos na condição de usuários estava a advogada Ana Paula Gussione, moradora do Jardim Apolo. Ela contou ter participado de 3 pré-conferências e ficado impressionada com o teor das discussões.

"Foi um encontro muito rico em termos de conteúdo. É bom conhecer a realidade da cidade e poder compreender um pouco mais sobre a questão da saúde", disse.

Ana Paula disse que essa foi sua primeira experiência em uma conferência. "O mais instigante não é só vir à conferência, mas poder participar como cidadã, tomar conhecimento do que acontece. Só assim vamos compreender porque a coisa chega e porque não chega até você. Fiquei impressionada com a dedicação das pessoas, com a qualidade dos assuntos abordados", disse Ana Paula, que é usuária da UBS Centro 1.

O tema da conferência é "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS". Antes da conferência, foram realizadas seis pré-conferências em todas as regiões da cidade e no distrito de São Francisco Xavier. Os encontros reuniram 464 pessoas.