Prática comum entre a população, automedicação pode agravar problemas de saúde

Especialista do Senac Pindamonhangaba destaca as responsabilidades dos profissionais da área de farmácia e as oportunidades no mundo do trabalho


Hábito que pode causar danos à saúde, a automedicação foi praticada por 77% dos brasileiros nos últimos seis meses. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha. O levantamento apontou que quase metade dos entrevistados (47%) usa medicamento sem prescrição pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana.

Gisele Macedo, docente da área de farmácia do Senac Pindamonhangaba, alerta que as consequências desse ato podem ser desde o ocultamento de sintomas até o agravamento de uma doença. "O uso descontrolado de analgésicos, por exemplo, pode mascarar doenças ou retardar o diagnóstico de um problema mais grave. Os antibióticos ingeridos sem necessidade têm potencial para tornar as bactérias mais resistentes. E a definição da dose e frequência do medicamento errada pode agravar o quadro de saúde, por isso, deve ser feita exclusivamente pelo médico ou profissional de saúde capacitado", explica.

A docente destaca ainda que qualquer medicamento, por mais inofensivo que aparente ser, pode desencadear reações indesejáveis. "A automedicação só deve ser realizada com os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), com o intuito de aliviar de forma rápida alguns sintomas. Porém, se os sintomas persistirem, procure ajuda médica. Ao farmacêutico, por sua vez, cabe orientar o paciente sobre os medicamentos que estão comprando, inclusive os que têm prescrição médica", orienta Gisele.

O zelo pela saúde do paciente deve ser um compromisso de toda a cadeia farmacêutica, envolvendo desde profissionais de nível superior a técnicos e assistentes, passando pelas as áreas de manipulação, dispensação, controle de qualidade, logística, entre outras. "Essas ramificações aumentam as oportunidades de trabalho na área, possibilitando aos profissionais atuar em drogarias; farmácias de manipulação; farmácias municipais; farmácia hospitalar; laboratório de análises clínicas; cosmetologia; vigilância sanitária; farmácia clínica; toxicologia forense; distribuidora de medicamentos e cosméticos; indústria farmacêutica e química", finaliza.

Formação profissional

Para os interessados em aprimorar seus conhecimentos ou atuar na área de farmácia, o Senac Pindamonhangaba está com inscrições abertas para os cursos de curta duração: Princípios da Farmacotécnica de Cápsulas; Introdução à Logística Farmacêutica Hospitalar; Controle de Qualidade Aplicado a Insumos Farmacêuticos; Atendente de Farmácia; Introdução à Manipulação de Cosméticos; e Segurança no Preparo de Medicamentos.

 Para obter mais informações e fazer inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba. A unidade fica na Rua Suíça, 1.255 - Santana - Pindamonhangaba/SP.