Pindamonhangaba dá início à campanha contra hepatite

Campanha ?Julho Amarelo? visa fomentar a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento das hepatites


Com a comemoração do Dia Mundial contra as hepatites virais no dia 28 de julho, Pindamonhangaba iniciará no dia 16 até 31 de julho a campanha “Julho Amarelo” que visa fomentar a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento das hepatites.

“Por se tratar de uma doença 'silenciosa', a Hepatite C é a que mais chama atenção, pois ainda não há disponibilidade de vacina, porém há tratamento. Diferentemente das Hepatites A, B, D que já dispõem de cobertura vacinal na rede SUS e Privada de Imunização”, comenta o diretor da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Rafael Lamana.

A transmissão das hepatites pode ser por transfusão de sangue, relação sexual, ausência de higiene ou utilização de objetos contaminados como: agulhas, piercing, confecção de tatuagem, barbearias ou até mesmo por alicate de unha. Por esta razão, se deve ter atenção na prevenção das hepatites, pois quando não tratadas de forma adequada, podem ocasionar óbito por cirrose e câncer no fígado.

Com intuito no diagnóstico, o município de Pindamonhangaba irá intensificar a testagem para hepatite C, com foco na população acima de 40 anos, e para toda a população que desejar.

"A justificativa no foco acima de 40 anos se dá devido que somente após a década de 1990 se iniciaram os testes de diagnóstico desta doença, assim, podemos aferir a saúde dos pacientes que por alguma razão tiveram contato com a doença e até a presente data é desconhecida", explicou Lamana.

Os testes estarão disponíveis para a realização em 10 unidades de saúde: Jardim Eloyna, Cidade Nova, Triângulo, Goiabal, Campinas, Maricá, Cidade Jardim, Arco Íris, Araretama III e CEM, das 8 às 11h30 e das 13 horas às 16 horas. O “Dia D” será sábado, 28 de julho, das 13 às 19 horas, no Shopping Pátio Pinda.