Pindamonhangaba aponta índice de 1.7 em Avaliação de Densidade Larvária (ADL)


A Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em abril de 2018, pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, revelou o índice de 1.7 de Aedes aegypti, que deixa a cidade em estado de atenção.

O diretor da Vigilância Epidemiológica, Rafael Lamana, ressalta que em quatro meses Pindamonhangaba teve o índice reduzido de 6.5 que representa risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito, para 1.7, que representa estado de atenção. Ele atribui esta notória queda ao trabalho contínuo dos agentes de controle de vetores, moradores do município em conjunto com a campanha de conscientização em parceria com a Secretaria de Educação e Departamento de Cultura do município.

Em avaliação realizada no início deste ano, os criadouros que mais se encontraram a larva do mosquito Aedes aegypti, foram: vasos de plantas, materiais inservíveis nos quintais, ralos, reservatórios de água e bromélias.

O diretor Rafael Lamana alerta que é essencial a colaboração dos moradores para que verifiquem frequentemente em suas casas possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, com intuito de eliminar as larvas do mosquito transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.