Pinda reinicia vacinação contra gripe nesta quinta-feira (26)

Serão 11 pontos de vacinação, além do drive-thru do Parque da Cidade, que irá funcionar às segunda-feiras


A Prefeitura de Pindamonhangaba informou que o município recebeu mais 5.400 doses de vacina contra gripe Influenza e vai reiniciar a campanha em idosos e profissionais de saúde dia 26 de março, das 8 às 16 horas.

Os locais de vacinação são: Ciaf (Centro), Cisas (Moreira César), Escola Municipal Elias Bargis Mathias (Araretama), Escola Municipal João Kolenda (Bem Viver), Escola Municipal Serafim Ferreira (Terra dos Ipês II), Escola Municipal Arthur de Andrade (Cidade Nova), Escola Municipal João Cesário (Feital), e cinco unidades de saúde da área rural dos bairros Cruz Grande, Bonsucesso, Jardim Regina, Campinas e Goiabal. Em todos esses 12 locais a imunização acontecerá das 8 às 16 horas. Além deles, haverá drive-thru no Parque da Cidade  que fará vacinação somente às segundas-feiras a partir das 9 horas, com 500 doses reservadas.

A prefeitura faz o alerta para que antes de procurar os locais, a população fique atenta às notícias quanto à vacinação. Isso porque as primeiras 5.400 doses da vacina, iniciada dia 23 de março, acabaram em poucas horas.

A secretária de Saúde de Pindamonhangaba, Valéria dos Santos, tranquilizou a população sobre a vacinação. "Não fiquem preocupados aqueles que, neste primeiro momento, não conseguirem receber a vacina. O Ministério da Saúde está liberando de forma fracionada em lotes menores. Assim que tivermos mais doses reiniciaremos a vacinação nos idosos e profissionais de saúde. Na sequência, em crianças, professores e pessoas com comorbidades. E depois em gestantes, mulheres até 45 dias após e demais públicos. Nós realizaremos a vacinação em todo o público alvo, inclusive acamados e impossibilitados de saírem de casa. Nós iremos até as residências dessas pessoas para fazer isso".
Com esta segunda leva de 5.400 vacinas, Pindamonhangaba atinge 10.800 doses - 2/3 da estimativa para a primeira etapa que tem a duração de três semanas.
 
De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba vem mantendo comunicação com o GVE - órgão responsável pela distribuição das vacinas - para solicitar novos lotes. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. Em virtude desta antecipação, parte das doses ainda está em produção.