Município de Caçapava adquire Unidade Odontológica Móvel

A aquisição foi possível através de parceria entre município e governo federal, pelo programa Brasil Sorridente


O Município de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu uma Unidade Odontológica Móvel (UOM). De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a UOM será de uso exclusivo dos profissionais de saúde bucal da Estratégia da Família, servindo de apoio para o desenvolvimento de atividades e ações.

O objetivo é elencar, conforme as normas da atenção primária, como ações de promoção e proteção de saúde, ações e recuperação, prevenção e controle de câncer bucal, incremento da resolução de urgência e inclusão de procedimentos mais complexos na atenção primária.

As equipes de saúde bucal atenderão nas UOM seguindo os princípios e diretrizes definidos pela Política Nacional de Saúde Bucal, atuando para garantir as ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal de pessoas que residem em áreas isoladas ou de difícil acesso.

Programa

O Brasil Sorridente (Política Nacional de Saúde Bucal) é um programa do governo federal de modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, reunindo uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Suspensão

Nesse momento de pandemia que o Brasil enfrenta, por recomendação do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Odontologia, os atendimentos da nova unidade ficam suspensos. Assim que for liberado, os trabalhos serão iniciados.

Atendimento de urgência

Para atendimento de urgência a população deve procurar o Centro de Saúde Dr. Odilon de Souza Miranda (Postão) no horário das 07h30 às 11h30 de segunda a sexta-feira com cartão SUS e documento de identidade.