Morte de idoso entra para o relatório de Jacareí como a 5ª vítima fatal do Coronavírus no município

Paciente tinha doença cardiovascular crônica e era tabagista


Jacareí confirmou na noite desta segunda-feira (4) a morte de um idoso de 89 anos. Ele estava internado em um hospital particular da cidade e faleceu no último sábado (2). De acordo com a Prefeitura, trata-se do 5º óbito por Coronavírus (COVID-19), no município.

Segundo a secretaria de saúde do município, o paciente tinha doença cardiovascular crônica e era fumante. A secretaria informou que, até a manhã de hoje (5), o registro ainda não constava nos balanços dos governos estadual e federal.

Os outros quatro casos de óbitos foram confirmados no dia 3 abril, no dia 22 de abril e dois no dia 24 abril.

Casos confirmados - Subiram para 47 os casos confirmados da doença (eram 46 no sábado). De acordo com os dados do município, são 24 homens e 23 mulheres. Nove deles estão internados (dois em hospital público e sete em hospital privado). Os demais estão em isolamento domiciliar.

A faixa etária que predomina nos dados dos casos confirmados é a acima dos 45 anos, com 23 casos (49%), seguida da faixa entre 30 e 45 anos, com 18 casos (38%). Depois estão os jovens entre 15 e 30 anos, com 6 casos (13%). Quanto aos menores de 15 anos, não tem nenhum caso confirmado (0%).

Destes 47 casos confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde declara que segue com 16 pessoas que testaram positivo e que se recuperaram, ou seja, encerrou-se o ciclo da doença para elas. Estas pessoas passaram pelo período de 14 dias e, tendo sido hospitalizadas ou não, estão em casa (seja porque não chegaram a ser internadas, seja porque tiveram alta).

O número de casos descartados (aqueles que se enquadram nas definições estabelecidas pela OMS, mas deram resultado negativo para o novo Coronavírus) deu um importante salto nesta segunda: foi para 195 (eram 182 no sábado).

Casos suspeitos - Os casos suspeitos (aguardando confirmação por exames) caíram para 69 (eram 70 no sábado). Há, também, três casos de óbitos suspeitos da doença. Todos estes casos aguardam resultado dos exames que estão vindo, diariamente, da Secretaria Estadual de Saúde.