Moreira César ganha base do SAMU nesta sexta-feira (27)

Base descentralizada fará parte de futura rede que interligará as UPAS, o Pronto-Socorro e os hospitais de atendimento de urgência do Vale


A Prefeitura de Pindamonhangaba realiza, nesta sexta-feira (27), às 15 horas, a cerimônia de inauguração da base descentralizada do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - de Moreira César. A base fica ao lado do prédio da UPA, na Rua José Teberga, 601, centro de Moreira César.

A nova base vai colaborar para um melhorar atendimento dos moradores do distrito, dando mais agilidade e salvando vidas. Além dos profissionais que já atuam na base do SAMU no centro da cidade, serão mais seis profissionais exclusivamente para Moreira César, com atendimento 24 horas, sete dias por semana. 

Essa base descentralizada faz parte, ainda, de uma rede que futuramente interligará as UPAS, o Pronto-Socorro e os hospitais de atendimento de urgência de alta complexidade do Vale do Paraíba. 

De acordo com a secretária de Saúde da Prefeitura, Valéria dos Santos, os pacientes atendidos pelo SAMU de Moreira César poderão ser levados tanto para o PA - Pronto Atendimento - do distrito, quanto para o Pronto-Socorro no centro da cidade, dependendo da urgência de cada caso.

O prefeito de Pindamonhangaba Isael Domingues explica que a inauguração desta nova base só foi possível graças à economia gerada em 2017 com a saída do consórcio antigo com Taubaté. "Num ano de crise e diminuição de arrecadação, tivemos que tomar decisões corajosas, como rever diversos contratos da saúde. O SAMU foi um deles. Só com o novo formato de SAMU em 2017 economizamos aproximadamente R$ 2 milhões, que hoje estão sendo empregados em novos serviços públicos de saúde, como o Pronto-Socorro da gestante que já foi inaugurado, e agora esta nova base móvel descentralizada de urgência em Moreira César".