Mitos e verdades sobre o papel da alimentação no desenvolvimento do câncer

confira alguns mitos e verdades sobre o assunto:


Pacientes com câncer são bombardeados de forma regular com informações sobre a cura e prevenção da doença. O problema é que muitas vezes o que se propaga é falso e pode até prejudicar uma pessoa nesta condição. Uma das  principais formas de se evitar a doença é se apropriar de uma alimentação saudável e manter o peso corporal adequado, com uma dieta rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Apesar disso, ainda existe muita sabedoria popular sobre o assunto. Abaixo, confira alguns mitos e verdades sobre o assunto:

1. Cortar carboidratos ajuda a matar os tumores

Mito. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), alguns estudos com animais e amostras celulares mostraram que a restrição de glicose pode reduzir o crescimento de tumores. Mesmo assim, nenhuma pesquisa ainda confirmou que o mesmo efeito ocorre com humanos. Portanto, cortar carboidratos não vai impedir o desenvolvimento da doença. A indicação é desconfiar de qualquer dieta restritiva milagrosa para este caso ou fórmulas mágicas para matar os tumores malignos.

2. É possível evitar o câncer a partir da alimentação.

Verdade. A alimentação possui um papel fundamental na manutenção da saúde do nosso organismo. Alguns alimentos, como  os industrializados prontos para consumir ou aquecer e bebidas açucaradas, podem aumentar o risco de desenvolver câncer. Em contrapartida, uma dieta rica em alimentos in natura, em especial os de origem vegetal, ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, podem prevenir o desenvolvimento da doença.

3. Alguns alimentos podem curar o câncer

Mito. Dizer que a alimentação pode ajudar a prevenir o câncer é diferente de dizer que um determinado grupo de alimentos pode ser responsável pela cura da doença. Essa crença não tem a menor base científica, assim como qualquer outra fórmula mágica ou milagrosa. De acordo com o Inca, o recomendado é ingerir no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três porções de legumes sem amido (como cenoura, couve-flor, berinjela, tomate) e verduras. Cada porção equivale a uma quantidade que caiba na palma da sua mão (80g), do produto picado ou inteiro.

4.  Excesso de gordura corporal aumenta o risco de ter câncer

Verdade. O excesso de gordura é um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, entre elas o câncer. Uma pessoa acima do peso está suscetível a ter alterações hormonais e um estado inflamatório crônico, capaz de estimular a proliferação celular e inibir a morte programada das células, fazendo com que a gordura contribua para a formação de diversos tipos de câncer, como o de esôfago, estômago, pâncreas e fígado. Mas atenção: pacientes com câncer devem se preocupar também com o baixo peso e com a imunidade baixa. Em alguns casos, é necessário até ingerir suplementos indicados a pacientes com quadro oncológico, como o Isosource 1.5.

5. Micro-ondas pode causar câncer

Mito. "O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo", diz o Instituto Nacional do câncer. Só há risco se houver desgaste ou mal funcionamento. Caso contrário, nem mesmo a comida preparada no micro-ondas contribui para o desenvolvimento da doença.