Ministro da Saúde Nelson Teich pede demissão do governo Bolsonaro

Bolsonaro vinha forçando o ex-ministro a mudar o protocolo quanto ao uso do medicamento cloroquina, cuja eficácia no combate ao Covid-19 ainda não tem estudos conclusivos


Nelson Tech é mais um a deixar o cargo de Ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro. Na manhã desta sexta-feira (15) a pasta anunciou em nota o pedido de demissão do agora ex-ministro que também vinha se negando a alinhar-se às recomendações do presidente da República quanto ao uso da cloroquina em pacientes com coronavírus.

Teich tomou posse no dia 17 de abril, no lugar de Luiz Henrique Mandetta que havia pedido demissão no dia 16. Ambos mantiveram discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro quanto às medidas adotadas no combate ao coronavírus. Bolsonaro vinha forçando o ex-ministro Teich, assim como fez com Mandetta, a mudar o protocolo quanto ao isolamento social e uso do medicamento cloroquina, não recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Há cerca de dois meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou a afirmar que não tinha recomendação da OMS para uso de medicamentos que contém hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento da Covid-19. Segundo a agência, a OMS defende que não existem estudos conclusivos sobre a eficácia no uso do medicamento.

De acordo com a Anvisa, a hidroxicloroquina e a cloroquina são são remédios de fórmulas diferentes, mas que resultam na mesma substância, a cloroquina. As substâncias estão presentes em medicamentos contra a malária, reumatismo, inflamação nas articulações, lúpus, entre outros.