Ministério da Saúde garante atendimento de saúde a indígenas brasileiros

Indígenas brasileiros em mais de 6 mil aldeias são atendidos por equipes do ministério


O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), elaborou documentos técnicos para orientar povos indígenas, gestores e colaboradores sobre medidas de prevenção e de primeiros atendimentos à infecção pelo Coronavírus. A iniciativa teve início em  janeiro de 2020, antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

Os documentos foram fundamentais para planejar as ações que hoje chegam aos indígenas. O Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus em Povos Indígenas detalha como as equipes de saúde devem agir conforme cada caso.

Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIS) também elaboraram seus respectivos Planos de Contingência Distritais, ou seja, cada um dos 34 DSEIs já têm um plano para as diferentes situações de enfrentamento da COVID-19 respeitando as características de cada povo e suas necessidades específicas. Todo esse planejamento e estudo antecipado resultam em atendimentos rápidos e eficientes executados diretamente nas aldeias.

Uma das primeiras ações executadas pela SESAI foi a capacitação dos indígenas e seus profissionais. Para isso, uma série de vídeos educativos direcionados para a população indígena, agentes indígenas de saúde, agentes indígenas de saneamento e outros trabalhadores da saúde sobre enfrentamento da COVID-19 foram disponibilizados no site do Ministério da Saúde.

Os profissionais da Saúde Indígena também puderam participar de cursos on-line ofertados pela pasta voltados à prevenção da COVID-19. Tudo para que todos estivessem prontos para atender aos casos de infecção pelo novo coronavírus em indígenas.

Atualmente, a SESAI também produz vídeos institucionais toda semana sobre as ações realizadas na pandemia de COVID-19 e os DSEI produzem materiais educativos na íingua de cada povo.

Além de capacitar os profissionais de saúde indígena, o Ministério da Saúde também se preocupa em protegê-los de forma adequada. Para isso, tem reforçado os estoques de Equipamentos de Proteção Individual nos Distritos tendo enviado mais de 500 mil unidades de máscaras, luvas, aventais, toucas, escudos faciais e também testes rápidos que garantem a testagem de todos os profissionais que vão entrar nas terras indígenas para atender a população.