Ministério da Saúde adquire 15 mil respiradores

Expectativa é que os aparelhos cheguem nas próximas semanas e auxilie no tratamento de pacientes graves


O Ministério da Saúde informou no último sábado (4) que adquiriu 15 mil respiradores mecânicas, no valor de US$ 13 mil cada, com investimento total de R$1 bilhão. O contrato foi assinado no final de março, e a empresa teme 30 dias para realizar a entrega dos equipamentos no Brasil. Os respiradores ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos, seu uso tem sido, principalmente, em casos graves de coronavírus, que apresentam dificuldades respiratórias.

O Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, explicou que também háverá produção nacional de respiradores, com as empresas realizando entregas semanais. "Vamos ficar com esses respiradores no nosso centro de distribuição e o alocaremos rapidamente nos locais que tiverem necessidade porque a capacidade instalada chegou perto do seu limite. Se houver diminuição de pacientes nestes locais, poderemos transferir os equipamentos de um local para o outro, na medida em que for necessário", afirmou.

Nos casos mais graves de coronavírus, o paciente pode desenvolver pneumonia, produzindo um processo inflamatório que atinge os pulmões, fazendo com que os pacientes percam a capacidade respiratória, precisando do suporte, o respirador. Sendo assim, os ventiladores mecânicos, são essenciais para o tratamento de casos de coronavírus. Esses aparelhos, geralmente, ficam disponíveis em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui cerca de 65 mil respiradores, desse total, pouco mais de 46 mil estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).