Lorena já tem 52 casos de dengue confirmados desde o início do ano

Outros 32 pacientes aguardam resultado de exame laboratorial


A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira (9) as atualizações sobre dengue em Lorena (SP). Das 168 notificações registradas desde janeiro deste ano, 52 casos foram confirmados e outros 32 aguardam o resultado do exame laboratorial.

A preocupação é grande, pois em 7 de março, a cidade tinha 18 casos suspeitos e 3 confirmados. Isso mostra que em menos de 30 dias o número saltou para 52 casos. Além disso, estima-se que para cada caso confirmado de dengue, quatro não são notificados.

De acordo com a última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada em Lorena, o indicador foi de 6,9% (ou seja, 7 a cada 100 casas da cidade têm criadouros). O número também confirma o estado de risco de epidemia (o máximo determinado pelo Ministério da Saúde deve ser inferior a 1%). O estado de epidemia será decretado caso a cidade registre 300 casos confirmados, o que não está longe de acontecer, levando-se em consideração o progresso da doença no último mês.

Confira a nota da prefeitura:

"Na busca pelo controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da zika, febre amarela e chikungunya, a Prefeitura tem realizado um trabalho ininterrupto de conscientização casa a casa, já que os criadouros domésticos ainda são a maior barreira na luta contra essas doenças. Além disso, as regiões com maior número de registros estão recebendo, também de forma intensificada, a operação Cata-Treco, com foco na identificação de criadouros nas residências e orientação quanto ao descarte, em uma integração das secretarias de Saúde e Serviços Municipais".

Prevenção

O combate à dengue é responsabilidade de todos nós e por isso devemos cuidar de nossas casas para evitar focos de criadouros do mosquito transmissor da doença, evitando recipientes de água, cuidado com ralos externos, pratos de plantas, embalagens descartáveis, potes de água para os animais, garrafas, tampas, assim como qualquer reservatório exposto que possa acumular água.