Homem de 58 anos é a quarta vítima fatal de influenza em Taubaté neste ano

O número de casos confirmados de influenza também aumentou, o balanço atualizado indica 22 casos


A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirmou a quarta morte por influenza na cidade este ano. A vítima é um homem de 58 anos que faleceu no dia 10 de março. O exame confirmou para Influenza B.

Segundo a Secretária de Saúde da cidade, o número de casos confirmados de influenza também aumentou. O balanço atualizado indica 22 casos, dos quais 1 para H1N1, 7 para H3N2 e 14 para Influenza B. 

Quanto mais vírus diferentes são identificados em circulação, maior é a chance de um número expressivo de casos. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

A Prefeitura recomenda a população que, em caso de síndrome gripal, procure um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Além de homem de 58 anos, as outras vítimas fatais da influenza em Taubaté neste ano foram um jovem de 20 anos e uma mulher de 86 anos, também pelo vírus Influenza B, e uma mulher de 50 anos, com o vírus H3N2. As vítimas já tinham doenças respiratórias, que agravaram por conta do vírus.

Em 2016, Taubaté registrou 8 mortos causadas pela influenza.

Prevenção
O Ministério da Saúde orienta a população a adoção de cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.

A campanha de vacinação nacional contra a Influenza está prevista para ocorrer no período de 10 de abril a 19 de maio de 2017. Taubaté atingiu 101,95% de cobertura vacinal de seu público-alvo na campanha do ano passado.