Higiene Bucal diminui os ricos de contaminação por Covid

Limpeza de dentes e da língua


Um artigo publicado recentemente no British Dental Journal explora a possível conexão entre problemas de saúde bucal e complicações no COVID-19. O artigo explora se as bactérias orais podem desempenhar um papel importante no aumento das infecções por Coronavírus e no incentivo ao desenvolvimento de complicações, como pneumonia e síndrome do desconforto respiratório agudo - as principais complicações do COVID-19.

Há anos, os especialistas da área odontológica estão cientes da conexão direta entre a boca e o corpo. Muitos acreditam que a boca é o espelho da saúde. Essa conexão é mútua. Quando a saúde sistêmica é ruim, a boca frequentemente reage com inflamação, xerestomia, doença periodontal e aumento da cárie.

Quando tomamos certos medicamentos ou sofremos alterações hormonais, nossa boca reflete isso. Além disso, muitas deficiências nutricionais e doenças gastrointestinais são diagnosticadas pela primeira vez na boca. Muitos acreditam que a boca é uma extensão do trato gastrointestinal.

Dito isto, a conexão entre a boca e o corpo é frequentemente desconsiderada ou esquecida. Muitos de nós tratam a boca como uma única entidade, tratando doenças bucais sem pensar nas consequências para o corpo ou se poderiam ter sido causadas por uma doença sistêmica.

Com a pandemia em que nos encontramos, é importante tratar os pacientes de forma holística e reduzir os níveis de bactérias orais. Não apenas para manter uma boca saudável, mas também um corpo saudável.

Seguindo a mesma premissa, serviços médicos ao redor do mundo têm recomendado hábitos extremos de higiene bucal, o que, de acordo com os estudos mais recentes, é um foco potencial de infecção pelo coronavírus Covid-19.

Um trabalho publicado por vários cientistas, incluindo o chinês Hao Xu (International Journal of Oral Science, 2020), destaca que o vírus pode se fixar e se reproduzir nas células epiteliais da língua, tornando-se um reservatório e foco de infecção desta doença.

Por esse motivo, alguns centros médicos estão desenvolvendo uma série de recomendações sobre limpeza de dentes e da língua, uso de enxágue e outros aspectos de higiene bucal, que devem ser seguidos por pessoas infectadas com Covid-19 e que também podem ser servir como medidas preventivas para a população em geral.

Em relação à escova de dentes, a recomendação é que ela não seja colocada ao lado de outras escovas ou no mesmo recipiente, que não se compartilhe o tubo de creme dental e que o mesmo deve ser armazenado verticalmente e com a tampa fechada.

Ele também deve ser desinfectado diariamente, sendo imerso por 30 minutos em solução alvejante com água (10 mililitros / litro) e guardado em um local afastado do vaso sanitário, que deve permanecer com a tampa abaixada já que o coronavírus é excretado na urina e nas fezes.

Pelas razões indicadas, um aspecto muito importante é a limpeza da língua, com a mesma escova de dentes ou usando um limpador de língua específico.

Quanto aos enxaguatórios bucais, os anti-sépticos mais indicados no processo de infecção por coronavírus são os compostos à base de Yodopovidona, Cloreto de Cetilpiridinio ou Peróxido de Hidrogênio.

Para pacientes infectados, a recomendação é terminar a limpeza gargarejando duas ou três vezes ao dia por pelo menos duas semanas.