Guaratinguetá informa os bairros que receberão agentes de controle de endemias nesta semana

A aplicação de larvicida é realizada em recipientes fixos, os quais não podem ser removidos


A Secretaria de Saúde de Guaratinguetá definiu a agenda da semana para a visita dos Agentes de Controle de Endemias. Os bairros Vila Bela, Vista Alegre, Vila Rosa e Clube dos 500 serão visitados durante as ações de prevenção e controle da Dengue, Zika e Chikungunya, do dia 19/08 ao dia 23/08.

De acordo com a secretaria, os ACEs farão monitoramento nos imóveis, casa a casa. As ações consistem em visitas domiciliares, onde os agentes estarão empenhados na pesquisa para detecção de formas imaturas de culicídeos (mosquitos, pernilongos e muriçocas) em recipientes que contenham água ou apresentem condições favoráveis para o acúmulo.

Nesta atividade são utilizados larvicida granulado e/ou biolarvicida (tabletes em duas camadas, uma efervescente para ação imediata e outra de liberação lenta para ação residual de até 60 dias). Segundo a prefeitura, a ação é altamente eficaz contra Aedes aegypti, Aedes albopictus, Culex quinquefasciatos e Anopheles sp.  A aplicação de larvicida é realizada em recipientes fixos, os quais não podem ser removidos.

A municipalidade esclarece que pode haver alterações na previsão devida algumas mudança como: condições climáticas, notificação de casos suspeitos e/ou confirmados.