Farmácia Central de Pinda indica melhores dias para retirada de medicamentos


No final de cada mês, a Farmácia Municipal recebe e distribui os medicamentos do Componente Especializado, fornecidos de acordo com o cronograma do Governo do Estado. Nesses dias, o fluxo de pacientes aumenta em uma média de mais mil pessoas que vão ao local retirar esses itens, além do movimento normal de retirada.

Neste mês, a distribuição dos medicamentos do Componente Especializado será realizada na última semana de novembro, entre 8 e 17 horas. Os pacientes deverão comparecer no dia agendado para não concentrar muitas pessoas em um único dia.

Além disso, a Farmácia Central orienta que as pessoas que retiram outros medicamentos de uso contínuo e controlados, que possam se organizar para fazer sua retirada preferencialmente em outros dias. "Os pacientes que não necessitam de medicamentos especializados, a gente comunica que se puderem evitem se deslocar à Farmácia Central nesses dias. Nossa intenção é que a distribuição de medicamentos seja mais organizada e que os pacientes tenham mais conforto e sejam melhor acolhidos", explicou a farmacêutica Lídia Maria Barcha Giroldo dos Santos, responsável pela farmácia central e assistência farmacêutica.

Diariamente, a farmácia municipal atende cerca de 800 receitas, para a retirada de medicamentos controlados e de especialidades, além dos medicamentos da atenção básica, para moradores da região central da cidade. Os moradores das demais regiões da cidade devem fazer a retirada de medicamentos da atenção básica nos postinhos que atendem seus bairros.

"
É importante esta informação para que os pacientes saibam que podem retirar alguns medicamentos básicos no posto de saúde mais próximo de suas casas. A orientação é para que eles procurem estes itens no próprio bairro antes de se deslocar até a farmácia central", ressalta Lídia.

Com essa orientação, a Prefeitura tem como meta aperfeiçoar o trabalho realizado na farmácia municipal e organizar ainda mais o atendimento da população.