Estado de São Paulo registra 5ª semana em queda no número de mortes por Covid-19

Indicadores de saúde apontam redução consistente de contágio, internações e óbitos provocados pela pandemia em todas as regiões do estado


O estado de São Paulo apresentou, nesta segunda-feira (14), uma redução consistente de todos os indicadores de evolução da pandemia no estado de São Paulo. A média diária de mortes provocadas pelo coronavírus está em queda pela quinta semana consecutiva e chega ao menor patamar desde o final de maio. O número total de infectados pelo Sars-Cov-2, desde o início da pandemia, somam 893.349 no estado.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, a média diária estadual de novas mortes por Covid-19 na última semana epidemiológica, entre 6 e 12 de setembro, ficou em 179 casos. Houve redução de 8,7% em relação ao período imediatamente anterior, de 30 de agosto a 5 de setembro. A média atual de óbitos por coronavírus também é a menor verificada desde meados de maio. Até hoje, o número de mortes já somam 32.642 casos.

A média diária de internações em todo o estado também teve redução pela quinta semana seguida, com 1.303 registros, 8,2% a menos do que o verificado no período imediatamente anterior.

A média estadual de hospitalizações em decorrência da pandemia também é a mais baixa das últimas 18 semanas, o que permitiu que a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes graves com coronavírus caísse a 51,1%. Este é o menor índice desde o início da pandemia, em março.

Ainda estamos em pandemia

Apesar da melhora geral nos indicadores da pandemia, o Governador, João Doria, alertou para a necessidade de redobrar a precaução e evitar que as taxas de contágio do coronavírus voltem a subir. "São números que voltam a comprovar a queda sólida dos indicadores de São Paulo, mas isso não significa relaxamento às medidas da quarentena."

Doria reforçou que a situação ainda é de alerta em todas as regiões de São Paulo e pediu apoio da população ao distanciamento social, uso de máscaras e higiene pessoal. "Estamos em quarentena e devemos permanecer até a chegada da vacina que nos imunizará a todos e nos protegerá definitivamente."

Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte

Nesta segunda-feira (14), o número total de casos nos 40 municípios da região somam 40.296 desde o início da pandemia. Entre eles, 1.126 pessoas morreram e outras 27.739 venceram o novo coronavírus.

Brasil

Em todo o país, o numero de casos da Covid-19 é de 4.345.610, com 132.006 mortes entre as confirmações. Há ainda 3.613.184 que ja se recuperaram e outros 600.420 que lutam contra a doença. A taxa letalidade hoje está em 3 %.