Coronavírus: Pindamonhangaba pede mais responsabilidade dos munícipes

A cidade ja soma mais de mil casos de Covid-19


A região do Vale do Paraíba confirmou, nesta segunda-feira (10), 22.925 casos de Covid-19 acumulados desde o início da pandemia. Entre o total de confirmações, 708 pessoas já morreram e 13.458 estão plenamente curadas.

De ontem para hoje, foram 552 novos casos da doença. Das 40 cidades da região, sete delas apresenta mais de mil confirmações. São José dos Campos concentra sozinha 8.934 deles. Taubaté também ja supera os 2mil casos, com 2.344 contaminados. Além dessas duas cidades, ainda ha Jacareí, Pindamonhangaba, Caraguatatuba, São Saebastião e Ilhabela com mais de mil confirmações até o momento. 

O município de Pindamonhangaba publicou o mapeamento da disseminação do Sars-Cov-2 entre os bairros. O bairro com maior número de pessoas infectadas por covid-19 é o Araretama, com 94 casos, o que equivale a 8% do total de pacientes do município. Vale ressaltar que o Araretama é o bairro mais populoso da cidade, sendo natural possuir a maior quantidade de casos. O loteamento Bem Viver por exemplo, que embora esteja na região do Araretama, foi contabilizado de modo independente e soma seis casos. Mombaça, com 58 casos, Terra dos Ipês (52), Mantiqueira (49) e Crispim (41) aparecem entre a segunda e a quinta posições.

A prefeitura de Pindamonhangaba ressaltou que, com a maior flexibilização da fase amarela, é necessário aumentar os cuidados com a prevenção, como o uso de máscaras e constante higienização das mãos. Além disso, a administração do município tambem fez um apelo aos estabelecimentos comerciais para que sejam rigorosos no cumprimento dos protocolos de segurança, cuidados na higiene e preservação do distanciamento em seu interior.

"O vírus nos fez perder muitas coisas, aos poucos estamos reconquistando. Para não retroagir agora, mais do que nunca precisamos da ação mais eficaz: a responsabilidade individual", afirmou o prefeito Isael Domingues.

Brasil

Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam 3.057.470 de confirmações para o novo coronavírus no Brasil. Dessas, 101.752 pessoas já faleceram. Outras 791.906 estão se recuperando da doença. E ainda há 2.163.812 que estão recuperadas. A taxa de letalidade está em 3,3%.

Confira os dados completos do boletim epidemiológico nas imagens.

*O número de recuperados de Caraguatatuba na imagem acima é referente ao total geral de casos atendidos no município, já o número de óbitos e o número de casos confirmados são referentes apenas aos residentes. A apresentação desses dados está de acordo com o que foi informado pela prefeitura da cidade.