Confirmada a morte de dois irmãos por febre maculosa em SJC

O pai das vítimas segue internado em estado grave com os mesmos sintomas


Foi confirmada pela prefeitura de São José dos Campos nesta segunda-feira (27) a morte de dois irmãos, contaminados pela febre maculosa. Ambos morreram no Hospital Municipal da cidade, nos dias 21 de julho e 1º de agosto. O pai deles segue internado em estado grave e com os mesmos sintomas da doença.

Emerson da Silva Machado, de 39 anos, e Erica da Silva Machado, de 36 anos, tiveram os primeiros sintomas da doença no dia 23 de julho, depois que passaram o fim de semana em um sítio da família no bairro Águas de Canindú, na zona norte.

Eles se queixaram de dores de cabeça, febre e dores no corpo. Em pouco mais de dez dias, os dois vieram a óbito. Os médicos chegaram a suspeitar de dengue, febre amarela, leptospirose, H1N1 e a própria febre maculosa. A confirmação veio hoje pela manhã.

Depois da morte dos filhos, o pai das vítimas, de 64 anos, demonstrou os mesmos sintomas e segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Vila Industrial. O caso está sendo investigado pela vigilância, mas não há prazo para confirmação do diagnóstico.

Segundo a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, desde 2007 haviam sido registrados cinco casos da doença, sendo apenas um com morte, em 2013. A equipe da Vigilância Epidemiológica foi até o sítio nesta segunda-feira para fazer uma análise do local.

A febre maculosa

A doença é transmitida pela picada de carrapato-estrela contaminado, encontrado em cavalos, bois e capivaras, mas também pode aparecer em animais domésticos como cães, roedores e aves. Os sintomas se iniciam com febre alta, dor de cabeça e nas articulações. Se diagnosticada rapidamente, o paciente possui mais chances de cura.