Com três casos suspeitos, Lorena reforça prevenção contra Sarampo

Um dos pacientes é um jovem estudante  da USP de 19 anos


Três casos de suspeita de sarampo foram contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Lorena. Um dos pacientes é um jovem estudante  da USP de 19 anos. Os outros dois casos envolvem duas crianças, uma de 10 meses, da Vila Hepacaré, e outra de 1 ano, no bairro Cidade Industrial.

Segundo a secretaria, em todos os casos, equipes da Vigilância Epidemiológica da cidade realizaram ações de bloqueio vacinal tanto com os familiares e amigos quanto com os alunos do Campus da USP, no caso do jovem estudante. A confirmação destes casos depende de exames do Instituto Adolfo Lutz.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde passou a recomendar que todas as crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias devem receber uma dose adicional, a chamada "dose zero". De acordo com o ministério, o grupo formado pelas crianças menores de 1 ano é o mais afetado pela doença.

A secretaria ressalta que  importante essa dose não substitui ou elimina a necessidade de tomar as demais que integram o calendário nacional de vacinação:
Pessoas entre 1 e 29 anos de idade: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias; Pessoas entre 30 e 59 anos de idade: uma dose; Pessoas com 60 anos ou mais de idade: não precisam ser vacinadas;

Sintomas e recomendação-  O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por um vírus ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre tosse, irritação nos olhos e manchas vermelhas na pele. O sarampo pode causar pneumonia, infecção no ouvido e encefalite aguda. Pessoas com estes sintomas devem procurar uma Unidade de Saúde para avaliação.