Com patrocínio da Novelis, programa "Escolas Saudáveis" promove boas práticas alimentares e nutricionais em instituições de ensino de Pindamonhangaba

Iniciativa da 'Evoluir - Educação Transformadora' organiza primeiro encontro de formação, que contará com a presença de 100 educadores da Rede Municipal de Ensino, nos dias 24 e 25/4


Há muito tempo se discute o papel da escola enquanto propulsora de valores que vão além do ensino puramente técnico. O novo conceito de educação rompe barreiras acadêmicas e eleva-se no apoio a práticas saudáveis em todos os campos, incluindo atribuições socioemocionais, contribuição para a preservação do meio ambiente e cuidados corporais.

O programa 'Escolas Saudáveis' realiza nos dias 24 e 25/4, das 18h às 21h, na Escola Professora Gilda Piorini Molica o primeiro de quatro ciclos de formações com educadores da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba, que se enquadra neste novo paradigma educacional a partir do aperfeiçoamento das competências, saberes e habilidades sobre o tema "Educação em Saúde na Escola", com foco em "Educação Alimentar e Nutricional" e na implementação de práticas de promoção da alimentação saudável e adequada.

Para o ciclo de 2019 a ação se dá a partir do patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, que se destaca também por suas contribuições para o desenvolvimento social. "Para a Novelis a responsabilidade social está incorporada em nosso propósito de atuação. O programa "Escolas Saudáveis" firma nosso compromisso em apoiar projetos que possam promover interação, bem-estar e aproximação com as comunidades em que atuamos, atendendo as demandas da região e contribuindo para o desenvolvimento local", conclui Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

O objetivo central da iniciativa é contribuir para o fortalecimento do uso de práticas alinhadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), proposto pelos Ministérios da Saúde e Educação, de forma que o engajamento ocorra de maneira natural e com protagonismo assumido pelos próprios educadores. Desta forma, o programa explora as experiências dos próprios professores, aliadas ao input técnico de especialistas. O programa 'Escolas Saudáveis' foi elaborado em 2013, em parceria da 'Evoluir - Educação Transformadora' com a faculdade de Saúde Pública da USP em sua construção metodológica, que se baseia na aprendizagem baseada em projetos (ABP) e Aprendizagem social e, desde então, já foi desenvolvido em Estados do Nordeste e Sudeste do país.

Para as formações que serão iniciadas nos dias 24 e 25/4 estão inscritos 100 educadores da Rede Municipal, sendo eles originários de 22 escolas do ensino básico, 7 CMEIs, 4 outras instituições da cidade. No dia 20/3 foi realizado um primeiro contato de apresentação do programa para professores e agentes educacionais da cidade com a participação de 56 interessados em conhecer a proposta do programa.

As sessões de formação ocorrem em quatro módulos, se estendendo até o mês de outubro (calendário completo abaixo), envolvendo uma série de atividades interativas e dinâmicas em grupo, rodas de diálogo e outras técnicas inovadoras de aprendizagem.

SERVIÇO

ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA 'ESCOLAS SAUDÁVEIS'

Local: Escola Professora Gilda Piorini Molica / R. Antônio dos Santos, 189 - Jardim Santa Luzia, Pindamonhangaba - SP, CEP 12411-080

Datas:

1º Módulo: Dias 24 e 25.04

2º Módulo: Dias 26 e 27.06

3º Módulo: Dias 21 e 22.08

4º Módulo: Dias 16 e 17.10

Horário:

Das 18h às 21h