Caraguatatuba recebe novo lote de vacinas pentavalente

A dose da pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b


Uma notícia muito importante para a população de Caraguatatuba: a Prefeitura recebeu na última sexta-feira (11) novo carregamento da vacina pentavalente. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Eliene Santos, a medicação já foi distribuída nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para atender à população.

Vale lembrar que a  vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Para que a imunização seja completa, as crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois meses, aos quatro meses e aos seis meses de vida.

De acordo com a secretária Eliene Santos, podem ocorrer casos de reações entre as primeiras 48 a 72 horas após a aplicação. As principais reações são febre, irritabilidade e dores locais.

Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação.