Caragua realiza mais de 1 mil exames preventivos contra o câncer de próstata no Novembro Azul

O Novembro Azul também levou palestras e ações em outros pontos da cidade


Para alertar sobre a importância dos homens cuidarem da saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, durante todo o mês de novembro 1.088 exames PSA.

Com mais de 400 profissionais envolvidos nas ações do Novembro Azul, foram feitas 3.977 consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's).

Durante todo o mês, o objetivo de toda a programação foi reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) promoveram caminhadas dentro da temática, em torno de seus prédios, para chamarem a atenção da população sobre a campanha.

As UBS's Perequê-Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Jaraguazinho, Casa Branca, Tabatinga e Massaguaçu também passaram por uma programação toda especial e diferenciada voltada aos homens durante o mês inteiro.

O Novembro Azul também levou palestras e ações em outros pontos da cidade. A equipe da UBS Ademir Reis (Perequê-Mirim) esteve presente na Casa de Recuperação, com grupos educativos voltados orientação e prevenção contra o Câncer de Próstata e a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's).

A Subprefeitura da Região Sul recebeu a equipe da UBS Massaguaçu, com palestra e roda de conversa sobre a prevenção contra o câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018, surgiram mais de 68 mil novos casos da doença. Entre as maiores vítimas, estão homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.