Araretama terá posto de coleta de exames laboratoriais

Ação faz parte da descentralização do atendimento do laboratório municipal, que já abrange Moreira César


O bairro da Araretama, em Pindamonhangaba, terá um posto de coleta de exames laboratoriais. A ação faz parte da iniciativa da Secretaria de Saúde para descentralizar a coleta na região central e a organização do fluxo de atendimento do laboratório municipal. A iniciativa já foi aplicada no distrito de Moreira César.

Na fase de implantação, a coleta no Araretama será feita no posto do Nova Esperança, também conhecido como Araretama 1, mas recebe moradores atendidos pelos postos do Nova Esperança, Arco-Íris, Araretama e Cidade Jardim. A coleta será realizada somente por meio de agendamento no posto de saúde de cada bairro, após o paciente passar pelo médico.

"O agendamento dos exames é realizado logo após a consulta com o médico, pelo próprio posto do bairro onde a pessoa passou. A equipe deste posto é que faz todo o procedimento, não sendo necessário que o paciente vá até a unidade de coleta para agendar. O agendamento eletrônico é uma maneira de organizar o atendimento, beneficiando o paciente, que só vai se deslocar no dia e horário da coleta agendada", explicou a diretora de Saúde, Mariana Prado Freire.

Para organizar a coleta no Araretama, são agendados 30 pacientes por dia, divididos por bairros: nas segundas-feiras, moradores atendidos no posto do Nova Esperança (Araretama 1); nas terças-feiras, moradores atendidos no Arco-Íris (Araretama 2); nas quartas-feiras, atendidos no Araretama 3; e nas quintas-feiras, moradores do Cidade Jardim.

É realizada a coleta de sangue de maiores de 8 anos de idade e também recebido material biológico (urina e fezes). Exames como curva glicêmica, que requerem procedimentos específicos durante a coleta estão sendo realizados somente na unidade do centro.