5 dicas para cuidar da saúde dos pés durante o Carnaval

Cuidados são essenciais para manter o conforto durante a folia


Está pensando em cair na folia e curtir muito o Carnaval? Lembre-se que, além de pensar na fantasia, é importante cuidar bem dos pés. Afinal, são eles que vão carregar todo o peso do corpo durante a festa. 

Sem os devidos cuidados, os pés podem sofrer com rachaduras, inchaços, micoses e até mesmo fortes dores, podendo prejudicar toda a diversão. Confira algumas maneiras de cuidar dessa parte tão importante do corpo e curtir o Carnaval com muito mais bem-estar!

1) Escolha um sapato adequado

A menos que você precise utilizar um salto alto ? para desfilar na avenida, por exemplo ? evite usar esse tipo de calçado. Prefira os modelos baixos e acolchoados internamente, como os tênis, principalmente os que absorvem o impacto da pisada. 

Dessa forma, você poderá sambar, pular e andar durante bastante tempo, sem sentir desconforto. Afinal, ninguém quer voltar mais cedo para casa por causa do desconforto nos pés, certo?

2) Utilize uma palmilha

Para quem já possui algum problema ortopédico, como artrose, joanete e dor nos joelhos, é interessante usar uma proteção a mais para os pés. A palmilha ortopédica pode ser uma excelente escolha:, pois possui tecnologia própria para absorver impactos.  

Há modelos específicos que garantem suporte para o calcanhar, região próxima dos dedos e central. Além de poderem ser usadas para os dias de folia, as palmilhas servem para outras atividades do dia a dia, já que não são descartáveis. 

3) Faça uma esfoliação

Antes de colocar a fantasia, dedique um tempo para fazer uma esfoliação relaxante nos pés. Os produtos com esferas naturais e à base de ervas são os melhores para isso. 

Na hora de enxaguar, utilize a água fria para evitar o surgimento de inchaço. Depois que o Carnaval terminar, repita o procedimento para garantir o merecido descanso para os seus pés. 

4) Use hidratante

Sobretudo nos dias quentes, é comum os pés ressecarem e até racharem, podendo gerar feridas que comprometerão o conforto. Para contornar esse quadro, vale a pena utilizar um creme hidratante próprio para essa região do corpo. 

O ideal é passar esses produtos não apenas durante as festas, mas todos os dias. Assim, além de manter a pele macia, ainda ajuda na renovação celular. 

5) Seque bem a região

Pode até parecer inofensivo o ato de sair do banho e deixar os pés secarem sozinhos. Porém, o mínimo de umidade na região pode ocasionar a proliferação de fungos. 

Por esse motivo, seque muito bem todos os espaços entre os dedos, principalmente antes de calçar um sapato fechado que será utilizado durante várias horas. Se for usar um tênis, prefira utilizá-lo com meia de algodão. Essas atitudes ajudam a evitar mau cheiro e micoses.

anuncio