Folclore, figureiro e violeiro são temas de comemoração na Câmara de Taubaté

Vereadores, homenageados e convidados estiveram presentes


As datas comemorativas do folclore, figureiro e violeiro foram celebradas pela Câmara de Taubaté com homenagens a personalidades destas três áreas da cultura em solenidade dia 26, que teve como oradoras as vereadoras Gorete (DEM) e Loreny (Cidadania).

Pelo dia do violeiro, foram homenageados o músico Jairo Manoel da Silva e as duplas Tião Mineiro e Nelson Costa e Matagal e Monte Claro.

Jairo começou a carreira em 1975 como cantor solo, fez dupla com seu irmão, conhecida como Gilson e Gelson, vencendo festivais, e se apresentou em várias festas e rádios da região. Há três anos, juntou-se a Saturno Gaia, e a dupla faz parte do projeto Café com Viola, da Secretaria de Turismo e Cultura.

Tião Mineiro e Nelson Costa fazem parceria há uma década, tocando pelas cidades da região. A dupla tem um canal no Youtube para difusão da música sertaneja de raiz.

A atual formação da dupla Matagal e Monte Claro - Belmiro de Paula e Salvador Vicente dos Santos - se deu em 2017, com o encontro dos músicos de Lagoinha e Redenção da Serra que hoje fazem parceria com o Departamento de Cultura e se apresentam em Taubaté e região.

Representantes do folclore, receberam homenagens o ator André Luiz de Toledo e o grupo de Jongo Netos da Raiz, representado por Luciane de Almeida, uma das criadoras.

Conhecido como "O filho do Jeca", por ter estreado no filme de Amácio Mazzaropi que leva esse nome, André Luiz, que adotou o sobrenome do cineasta, tornou-se amigo de Amácio, estrelou filmes, apresentou programa de televisão representando a figura do Jeca e se dedica a preservar a memória de Mazzaropi. De 1983 a 2019 foram 1.677 apresentações em palcos de cidades de todo o Brasil.

O grupo Netos de Raiz nasceu em 2016, criado por Luciane de Almeida e Hayane de Almeida, com a supervisão dos mestres Luizinho e Benedicto dos Santos "Dito", com o objetivo de resgatar a cultura popular e a divulgação do jongo. O grupo é itinerante, fazendo apresentações em espaços familiares, públicos e culturais.

Representando os figureiros, a homenageada foi Raissa Aparecida Sampaio dos Santos. Quarta geração de figureiros, cresceu observando a mãe, Josiane Sampaio, a trabalhar com argila, e com isso nutriu o desejo de trabalhar como figureira, que concretizou em 2010 ao se tornar parte do grupo de figureiros de Taubaté. Mãe de uma menina de seis anos de idade, encaminha a filha para ser a quinta geração dos artesãos da argila da família.

O presidente da Casa do Figureiro, Adriano Carlos de Lima, e o secretário de Turismo e Cultura, Márcio Carneiro, participaram da solenidade e usaram a palavra no encerramento da sessão, que foi transmitida pela TV Câmara Taubaté. O vídeo está disponível em https://youtu.be/Jpe-oHrwhUc.