Sesc Taubaté recebe o Show de lançamento do CD Viola Paulista pelo Selo Sesc


O Sesc Taubaté apresenta no dia 21, às 20h30, o show de lançamento do CD Viola Paulista, pelo Selo Sesc que reúne grupos e artistas solo, expoentes da nova geração da viola de dez cordas como Moreno Overá, Fabíola Mirella, Sérgio Penna, Osni Ribeiro e Vinícius Alves. A apresentação será de Ivan Vilela, professor, músico, compositor e um dos principais pesquisadores de cultura popular e da viola caipira.

Onde toca a viola em São Paulo? Provocado por essa inquietação e contando com a curadoria e direção musical de Ivan Vilela, o Selo Sesc aceitou a missão de mapear vários artistas do Estado de São Paulo que têm a viola como fiel escudeira. O lançamento do CD Viola Paulista é resultado deste trabalho de pesquisa. Para o projeto diversos músicos foram selecionados de diversas vertentes, do Rock à música clássica contemporânea, da toada caipira aos temas instrumentais.

Fabíola Mirella e Sérgio Penna além de cantar e compor ministram aulas de viola. Ambos componentes do grupo Violeiros Matutos. Cantam juntos desde 2015. Gravaram juntos em 2016 o CD Estrada de Terra.

Moreno Overá é natural de Campinas, SP, mas reside atualmente em São Luiz do Paraitinga. Desde 1985, atua como músico viajando por todo o país e exterior. Trabalhou junto ao grupo Tarancón. Atualmente desenvolve trabalho solo com mesclas de música, causos e poesia.

Osni Ribeiro, natural de Botucatu/SP. Autodidata no aprendizado musical iniciou sua carreira na década de 1980 integrando duplas caipiras. Desde 1986 desenvolve carreira solo. Possui dois álbuns gravados, Osni Ribeiro e Bebericando, ambos da década de 1990. Foi Secretário da Cultura de Botucatu onde desenvolveu significativo trabalho de valorização das artes e das culturas locais.

Vinícius Alves, natural de São João da Boa Vista, SP, é atualmente professor no projeto Guri. Foi arranjador e assistente de direção da Orquestra Filarmônica de Violas. Finalista no I Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola, recebeu o Prêmio Aclamação Popular. Em 1998 gravou o CD Violas e Veredas. Possui inúmeras atuações em discos por todo o Brasil.

O Selo Sesc traz ao público CDs e DVDs que mostram a diversidade da produção musical brasileira, tanto em sua dimensão contemporânea quanto estabelecendo diálogos entre a inovação e a tradição.
O CD Viola Paulista estará à venda no dia do show com 20% de desconto. A entrada para o show é gratuita.