Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida comemora 15 anos transformando vidas através da música


Celebrando 15 anos de história, o Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) tem motivos de sobra para comemorar. Após ganhar de presente no último ano uma sede totalmente nova, o projeto abriu neste mês 160 vagas para crianças e adolescentes que desejam ingressar no mundo da música. Ao todo, são 14 oficinas de cordas, madeiras, metais, percussão, canto coral e musicalização.

Para realizar a matrícula, é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. Uma entrevista com a assistente social também faz parte do processo. Isso acontece porque a iniciativa integra o Núcleo de Serviço Social do Santuário Nacional. O prazo para as inscrições termina no dia 20 de julho.

As aulas acontecem na própria sede do PEMSA, inaugurada em janeiro de 2017. O local possui uma estrutura que conta com boxes de estudo individual e coletivo, auditório e salas de aula.

Ao longo dos anos, o Projeto coleciona histórias de sucesso com ex-participantes. Um deles, Danilo Soares, está de malas prontas para embarcar no próximo ano para a Alemanha, onde realizará seu mestrado em Música. Formado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), o jovem de 24 anos teve sua carreira musical iniciada no PEMSA na primeira turma, em 2003.

"Entrei na flauta, mas acabei migrando para o clarinete de forma muito natural. A partir daí fiquei apaixonado pela música e decidi que queria isso para minha vida", recorda Danilo.

Depois de terminar o Ensino Médio, o musicista ingressou na Banda Jovem do estado de São Paulo. De lá, foi para a Orquestra Sinfônica do Estado. Atualmente, ele encontra-se na Orquestra Experimental de Repertório, onde atua há quatro anos. No início de 2018, também passou a fazer parte do quadro de músicos da Orquestra Jovem de Guarulhos.

Ainda que sua carreira no mundo da música esteja de vento em polpa, o jovem não se esquece de suas origens. "Só tenho que agradecer a tudo o que aprendi no PEMSA. Sem a estrutura que me ofereceram, certamente eu não estaria onde estou hoje e não teria tanto certeza do que quero", recorda.

Mesmo aqueles que não seguem no mundo da música depois de deixar as oficinas não desperdiçam as lições aprendidas. "Além de aprender música, observamos nestes 14 anos que elas se socializam, melhoram a concentração, o raciocínio e as atividades motoras", destaca a gerente administrativa do Projeto, Patrícia Filardo.

Os interessados em se inscrever para as vagas devem entrar em contato pelo telefone (12) 3104-2528 ou 3104-3445 para agendamento e apresentação da documentação. O PEMSA está sediado na Rua Oliveira Braga, 80, em Aparecida (SP), próximo da Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida.