Noel Gallagher e Arctic Monkeys estão entre indicados a prêmio Mercury

Premiação, que homenageia artistas britânicos e irlandeses, será realizada em setembro


Álbuns das bandas Noel Gallagher's High Flying Birds, Arctic Monkeys e Florence + The Machine estão entre os 12 indicados ao prêmio Mercury, disseram os organizadores da premiação de música britânica nesta quinta-feira (26/07).

O prêmio anual de 25 mil libras (33 mil dólares), visto como menos tradicional que o prêmio BRIT, homenageia artistas musicais britânicos e irlandeses. Organizadores disseram que a seleção deste ano contemplou músicos "em todos os estágios de suas carreiras".

A lista de indicados também inclui Lily Allen, Jorja Smith, Nadine Shah e King Krule, o grupo de jazz Sons of Kemet, MC Novelist, as bandas Wolf Alice e Everything Everything e o álbum colaborativo Everything is Recorded, liderado por Richard Russell, fundador da XL Recordings.

"O prêmio Mercury Hyundai deste ano celebra discos de músicos em todos os estágios de suas carreiras, mas com a crença comum na importância da música para navegar pelos desafios da vida -- sejam pessoais ou políticos, começando ou terminando um relacionamento, crescendo ou olhando para trás, com raiva ou em êxtase", disseram os jurados.

Entre os vencedores anteriores estão os cantores Sampha e Benjamin Clementine e o artista Skepta.

O prêmio deste ano será entregue no dia 20 de setembro em Londres.