Mariah Carey é processada por shows cancelados na América do Sul

Cancelamentos aconteceram em outubro de 2016; cantora afirmou que apresentações não aconteceram porque não recebeu seu cachê na data combinada


Mariah Carey está sendo processada pela empresa responsável pelos seus shows na América do Sul, que afirma que a cantora não tinha direito de "cancelar unilateralmente" duas apresentações. O processo foi registrado nesta quarta-feira (17/01) em uma corte federal na Califórnia.

Em janeiro do ano passado, Mariah processou a FEG Entretenimientos por quebra de contrato, afirmando que cancelou shows na Argentina e no Chile em outubro de 2016 porque o promoter não pagou o valor total adiantado, como havia sido combinado.

PRODUTORA DO SHOW DA MARIAH CAREY NO BRASIL SOUBE DO CANCELAMENTO PELO TWITTER

Além de responder aos questionamentos da equipe de Mariah e fazer sua defesa, a FEG entrou com pedido reconvencional contra a cantora e sua empresa, Mirage Entertainment, por quebra de contato e difamação.

FEG, também conhecida como Fenix, afirma que tem uma longa história trabalhando com artistas e que, apesar de nem sempre aderir à programação dos pagamentos, sempre paga o valor inteiro pelas performances.

mariahcareymariahcarey (Foto : Billboard)

De acordo com o processo, o contrato para os dois shows estava datado em 21 de junho de 2016, mas não foram executados e entregues até o fim de setembro. A Fenix também afirma que não havia nada escrito no contrato que indicasse o tempo para cumprimento do combinado e que haveria cancelamento.

Mariah estava programada para se apresentar em 28 de outubro, na Argentina e 30 de outubro, no Chile, mas em 25 de outubro ela ainda não havia recebido boa parte do pagamento por ambos os shows e, por isso, a cantora cancelou as apresentações. A Fenix afirma que havia pagado cerca de 75% do valor até a data em questão e que ficou sabendo sobre os cancelamentos por meio da imprensa. No processo, a empresa diz que pediu a Mariah para dar 48 horas para que qualquer problema com as obrigações do contrato fosse resolvido antes de um cancelamento.

"O cancelamento unilateral das apresentações de Mariah na Argentina e no Chile - três dias antes da apresentação na Argentina e menos de uma semana antes do show no Chile - constitui quebra em suas obrigações no contrato de turnê", escreveu o advogado Robert Allen.

A empresa também reivindica que Mariah fez comentários falsos e difamatórios no Twitter, sugerindo que o cancelamento aconteceu por negligência da produção, fazendo com que os clientes duvidassem de sua capacidade de pagar os artistas.

A Fenix pede US$ 1 milhão em danos pelos shows cancelados e mais US$ 2 milhões por danos por difamação.