10 independentes do Brasil

Gabriel Thomaz, dos Autoramas, indicou para a Billboard Brasil 10 artistas independentes que andam fazendo barulho no rock nacional


Por mais que não pareça em alguns momentos da nossa história, o Brasil vive a independência há 195 anos. No dia 7 de setembro de 1822, Pedro I deu o famoso grito às margens do Ipiranga, em São Paulo, para liberar o país das amarras portuguesas.

Já Gabriel Thomaz beira os 30 anos de independência. Com sua banda, Autoramas, ele não precisou gritar às margens de nenhum rio, mas declarou sua independência praticamente desde o início da sua trajetória, quando ainda tocava com sua banda anterior, Little Quail and the Mad Birds. Gabriel faz parte da leva pop/rock que, impulsionada por pequenos selos, invadiu a MTV e outros meios nos anos 1990. Alguns grupos chegaram a fechar contratos de distribuição por grandes grupos, mas pertenciam a selos como Chaos e Banguela Records - esse, dirigido por Carlos Eduardo Miranda, do qual Gabriel fazia parte.

Hoje, os Autoramas são um dos grandes cases de sucesso do independente brasileiro. Desde 1998, já são sete álbuns e dezenas de turnês internacionais. A banda tem boa penetração na América Latina, Europa e até no Japão - Gabriel é fã de diversas bandas japonesas e promove esse intercâmbio com a cena independente local.

Nesse dia da Independência do Brasil, ninguém melhor do que Gabriel Thomaz para nos indicar as 10 bandas nacionais independentes que andam fazendo barulho nos dias de hoje. Veja a lista abaixo:

1. Asteróides Trio

2. Thee Dirty Rats

3. Alf Sá

4. Sheila Cretina

5. Poltergat

6. Deb and the Mentals

7. Molho Negro

8. Porcas Borboletas

9. Nicolas Não Tem Banda

10. Emicaeli