Veja quais os assuntos mais cobrados no ENEM

Os temas mais recorrentes são:


O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido por sua sigla, ENEM, é uma das provas mais importantes na vida dos vestibulandos que querem seguir para universidades públicas. Se você tiver uma boa média entre as partes da prova, pode garantir uma vaga em alguma universidade sem que haja necessidade de fazer o vestibular tradicional.

Alguns alunos fazem cursinhos preparatórios para o ENEM, buscando entender como funciona a prova e quais são as matérias que mais caem. Conhecer a estrutura da prova e ter conhecimento dos assuntos mais tratados pode ajudar a fazer o exame com mais tranquilidade e, consequentemente, de se obter sucesso.

Essa lista vai te ajudar a saber quais os assuntos mais cobrados e, assim, iniciar a preparação para o exame, que acontece nas primeiras semanas do mês de novembro.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Gramática - não é comum a seleção de questões que tratem apenas sobre normas gramaticais, mas quando ocorrem, são, frequentemente, sobre os seguintes temas: variação linguística, classe de palavras e normas popular e culta.

Interpretação de texto - são as questões que mais aparecem nessa seção do exame e seus principais temas são: funções da linguagem, gêneros textuais e figuras de linguagem.

Literatura - nessa seção, irão surgir assuntos relacionados às obras obrigatórias para realização da prova: escolas literárias e vanguardas.

Matemática e suas Tecnologias

Grande parte das questões estão relacionadas ao cotidiano e buscam avaliar o seu raciocínio lógico. Os conteúdos mais cobrados são: funções, probabilidade e estatística, matemática financeira, geometria plana e espacial, razão e proporção e trigonometria no triângulo retângulo.

Ciências humanas e suas tecnologias

Esta seção da prova engloba matérias que tratam das ciências humanas, como história, geografia, filosofia e sociologia.

História -  os temas de história costumam se relacionar diretamente comas questões sociais e grandes eventos históricos: história antiga, Brasil colônia, Brasil República, Brasil Império,  Idade contemporânea e Idade moderna.

Geografia - meio ambiente, sociedade e a relação entre os impactos da ação humana e a natureza. Entretanto, esses temas estão, frequentemente, ligados à matérias teóricas como: recursos naturais, demografia, urbanização, questões ambientais, geomorfologia e industrialização.

Filosofia - normalmente as questões exigem que os candidatos consigam interpretar a questão e relacionar com algum movimento filosófico. Os temas mais pedidos são: filosofia moderna, filosofia antiga, filosofia política e filosofia contemporânea.

Sociologia - em conjunto com as questões de filosofia, os candidatos devem prestar bastante atenção ao responder as questões de sociologia. É pedido que o aluno tenha um conhecimento moral sobre causas e consequências das ações sociais. Os principais temas são: Poder, Política e Estado, Causas sociais, teorias da sociologia, estratificação social e diversidade cultural.

Ciências da natureza e suas Tecnologias

Nessa parte, você encontrará questões das seguintes disciplinas: física, química e biologia. O enfoque dessas disciplinas, assim como em matemática, é a relação entre interpretação de fatos e eventos e os conhecimentos práticos aplicados, como fórmulas, teoremas, conhecimento científico.

Física - busca a comprovação dos conhecimentos cotidianos e a forma como se apresentam em relação aos diversos fenômenos naturais e mecânicos. Há a presença de fórmulas, teoremas e práticas gráficas. ê deve saber relacionar os fenômenos. Os temas mais recorrentes são: termologia, óptica, energia e eletricidade, mecânica e ondulatória.

Biologia - para se dar bem nas questões biológicas, o mais importante é saber os conceitos e como eles se aplicam na natureza. Dessa forma e, principalmente, com paciência, interpretação e boa observação das leituras, com certeza virão bons resultados.Os mais cobrados são: genética, ecologia, citologia, evolução, fisiologia e microparasitas.

Química - nessa seção, o mais importante é conhecer a aplicação química laboratorial e em relação aos conceitos apresentados em sala de aula, através da utilização em fórmulas e disciplinas. Os assuntos recorrentes são: físico-química, química orgânica e química geral.