Últimos dias - São Paulo tem 28 mil vagas dos cursos virtuais de qualificação profissional

Interessados podem estudar e adquirir profissionalização na modalidade de Ensino à Distância (EAD), durante o isolamento social


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo está com 28 mil vagas abertas para os cursos gratuitos online dos programas de qualificação profissional Novotec Virtual e Via Rápida Virtual. Com quatro cursos rápidos e gratuitos, jovens e adultos têm oportunidade de estudar e se profissionalizar sem sair de casa.

Trata-se de uma oportunidade para que os interessados possam estudar e adquirir profissionalização, na modalidade de Ensino à Distância (EAD), durante o período de recomendação pelo isolamento social como medida de prevenção ao Coronavírus (COVID-19).

Os interessados terão acesso a quatro cursos, com duração de 80 horas,oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em áreas de gestão e tecnologia de informação. São eles:Gestão Administrativa; Planejamento Empresarial; Lógica de Programação e Banco de Dados.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas de ambos os programas têm previsão de início no dia 13 de abril e os cursos virtuais deverão ser concluídos em até dois meses.Para receber o certificado, o aluno deve completar toda a carga horária do curso virtual.

Novotec Virtual - São 10 mil vagas voltadas aos alunos do ensino médio da rede estadual de São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de abril através do site www.novotec.sp.gov.br.

Qualquer aluno que se inscrever no Novotec Virtual, terá acesso à plataforma da AWS Educate e poderá fazer adicionalmente outros cursos, como Introdução à Nuvem, Especialista em Integração de Dados e Desenvolvedor de aplicativos.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, os estudantes matriculados nos cursos presenciais do Novotec Expresso, temporariamente suspensos como parte dos esforços de combate ao COVID-19, terão prioridade. A certificação é pelo Centro Paula Souza.

Via Rápida Virtual - Estão abertas 18 mil vagas para candidatos em busca de oportunidade no mercado de trabalho. É necessário que tenham idade mínima de 16 anos, sejam alfabetizados e domiciliados no Estado de São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de abril através do site www.viarapida.sp.gov.br.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.